5 coisas que vão marcar o dia

Dos resultados empresariais ao balanço dos bancos sobre o mercado de crédito, passando pela votação da moção de censura ao Governo de António Costa, há muito a que estar atento.

A votação da moção de censura ao Governo liderado por António Costa promete aquecer o debate no Parlamento português esta terça-feira. Mas há muito mais a que estar atento sobretudo em Portugal, passando pelos resultados do Montepio e da Impresa, mas também pela divulgação do último inquérito trimestral aos bancos sobre o mercado de crédito. Em Espanha, o foco está na apresentação de contas do CaixaBank, mas também na discussão entre os senadores sobre as medidas que irão permitir ao Executivo de Mariano Rajoy tomar o controlo direto da região da Catalunha

Parlamento vota moção de censura

A nível da agenda política nacional, esta terça-feira é marcada pela discussão da moção de censura apresentada pelo CDS-PP seguimento da catástrofe que voltou a abalar o país há mais de uma semana. Esta é a primeira vez que o XXI Governo Constitucional será confrontado com uma moção de censura desde que entrou em funções, em novembro de 2015. É um teste ao Governo de António Costa, mas que não deverá passar no Parlamento. O PCP e os “Verdes” já assumiram o voto contra a moção de censura ao Governo socialista, enquanto o Bloco de Esquerda deu a entender que faria o mesmo.

Crédito à economia: o que dizem os bancos?

O Banco de Portugal divulga os resultados do último inquérito trimestral aos bancos sobre o mercado de crédito. Este inquérito faz um balanço da concessão de crédito às empresas e particulares, bem como as condições em que este é feito e permite também antecipar as expectativas do setor reativamente ao trimestre seguinte. Neste caso, o último de 2017. Entre os principais aspetos considerados está a procura e a oferta, bem como as condições de restritividade associadas: por exemplo, se anteveem mexer nos spreads a aplicar no crédito.

Impresa apresenta contas trimestrais

A empresa de media liderada por Francisco Pedro Balsemão também apresenta as suas contas relativas ao terceiro trimestre. Os números serão conhecidos num contexto difícil para a Impresa, marcado pela dificuldade de aceder a financiamento e por uma reestruturação que prevê a venda de diversas revistas do grupo. De acordo com as estimativas do CaixaBI, a apresentação de resultados não deverá trazer boas notícias. O banco de investimento estima que a Impresa tenha encerrado os nove primeiros meses do ano com um agravamento dos prejuízos que terão passado de 600 mil euros para 1,3 milhões no espaço de um ano.

CaixaBank em Espanha, Montepio em Portugal

A banca está em destaque no calendário de apresentação de resultados desta terça-feira. Em Espanha, cabe ao CaixaBank fazer o balanço da sua atividade no terceiro trimestre do ano. Estimativas da Bloomberg, apontam para que o banco registe nesse período lucros de 517,67 milhões de euros, acima dos 332 milhões verificados no mesmo período do ano passado. Por cá, o dia fica marcado pela divulgação das contas do Montepio. O banco que deixou de ser cotado em bolsa recentemente apresentou no terceiro trimestre do ano passado lucros de 144 mil euros, os primeiros lucros em vários trimestres. Irá o Montepio repetir a fórmula um ano depois?

Em Espanha, discute-se a independência da Catalunha

O Senado espanhol tem agendado para este terça-feira o arranque de um plenário de dois dias, cujo foco promete estar centrado na discussão das medidas que irão permitir ao governo central liderado por Mariano Rajoy tomar o controlo direto da região da Catalunha. Na quinta-feira será a vez de o Parlamento catalão reunir-se para abordar a resposta ao artigo 155º acionado no sábado passado pelo governo central para fazer eleições na Catalunha.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião