Revista de imprensa internacional

A tensão entre o Governo de Rajoy e a Catalunha aumenta, enquanto as negociações para o Brexit se mantém difíceis. Os japoneses escolheram a estabilidade e reelegeram Shinzo Abe.

Mariano Rajoy aperta o cerco à Catalunha e faz saber que as instituições da região autónoma que não acatarem as ordens do Governo central serão destituídas. Nas negociações para o Brexit, um retrocesso: a intenção do Reino Unido de conceder autorização de residência apenas aos cidadãos da União Europeia é ilegal, avisa um grupo de eurodeputados. Ainda na Europa, França também enfrenta incêndios e já viu arderem 2.000 hectares na Córsega. Lá fora, Shinzo Abe foi reeleito primeiro-ministro do Japão e os mercados aplaudem, enquanto Lula da Silva segue na frente das intenções de voto para as eleições em 2018.

El País

Rajoy vai destituir governantes e altos cargos da Catalunha que não acatem ordens

Mariano Rajoy anunciou, este fim de semana, que vai acionar o Artigo 155º da Constituição espanhola para retirar autonomia à Catalunha e antecipar eleições na região. O primeiro-ministro espanhol já deixou claro que irá afastar Carles Puigdmeont e Oriol Junqueras, respetivamente o presidente e vice-presidente da Generalitat (o governo regional da Catalunha), mas a intenção é manter os restantes 180 governantes e altos cargos de instituições e empresas públicas catalãs. Contudo, escreve o El País, vai apertar o cerco a quem não acatar as ordens do Governo central. Os responsáveis que não aceitem a legalidade do Artigo 155 também serão destituídos.

Leia a notícia completa no El País (conteúdo em castelhano / acesso gratuito).

The Guardian

Autorizações de residência pós-Brexit só para cidadãos da UE é ilegal, avisam eurodeputados

O Reino Unido propõe conceder, após o Brexit, autorizações de residência aos três milhões de cidadãos da União Europeia que vivem no país. O objetivo do Governo de Theresa May era começar a fazer este registo já no final do próximo ano, mas um grupo de eurodeputados veio colocar obstáculos a esta proposta. “O Artigo 26 da diretiva da livre circulação determina de forma muito clara que as autorizações de residência são para todos, ou para ninguém”, referiu este grupo de eurodeputados, numa nota enviada a Amber Judd, secretária de Estado britânica para os Assuntos Internos. Os eurodeputados contestam ainda o facto de o Reino Unido pretender recusar as autorizações a quem tenha registo criminal. “O Artigo 7 da diretiva da livre circulação refere claramente as áreas de cumprimento necessárias para que um cidadão da União Europeia possa residir num Estado membro, e a criminalidade não é uma delas”.

Leia a notícia completa no The Guardian (conteúdo em inglês / acesso gratuito).

Reuters

Abe reeleito, bolsas em máximos de duas décadas

Shinzo Abe foi reeleito, este fim de semana, como primeiro-ministro do Japão. A sua coligação manteve a maioria parlamentar de dois terços e os mercados aplaudem. Esta segunda-feira, a bolsa de Tóquio está a subir mais de 1%, para o nível mais elevado desde 1996. Já o iene cai para mínimos de três meses, com o mercado a esperar a manutenção dos estímulos sem precedentes do banco central japonês. “Isto deverá estender o Abenomics, incluindo os mega estímulos do Banco do Japão”, escrevem os analistas do Blackrock.

Leia a notícia completa na Reuters (conteúdo em inglês / acesso gratuito).

Folha de São Paulo

Lula à frente nas sondagens para eleições em 2018

O Brasil vai a votos no próximo ano e Lula da Silva, acusado de corrupção e lavagem de dinheiro e condenado a nove anos e meio de prisão, segue na frente das preferências dos eleitores. A última sondagem realizada pela Folha de São Paulo dá ao antigo presidente brasileiro pelo menos 35% das intenções de voto. A complicar as contas para o lado de Lula da Silva poderão estar os evangélicos. Num cenário em que apenas os evangélicos iriam às urnas, Lula continuaria a ser o mais bem posicionado, mas apenas com 29% das intenções de voto. Nesse cenário, Jair Bolsonaro, da extrema-direita, e Marina Silva, candidata da esquerda, ganham terreno.

Leia a notícia completa na Folha de São Paulo (acesso gratuito).

Le Monde

França também enfrenta incêndios 2.000 hectares queimados na Córsega

A região francesa da Córsega está a ser afetada por um incêndio que já queimou, pelo menos, 2.000 hectares. O fogo deflagrou no domingo e o seu combate está a ser dificultado pelos ventos fortes que se fazem sentir, além de ter múltiplas frentes. Esta manhã, o incêndio ainda não tinha sido controlado, mas as aldeias que estavam ameaçadas esta noite já estão fora de perigo.

Leia a notícia completa no Le Monde (conteúdo em francês / acesso gratuito).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião