Gasóleo sobe um cêntimo após duas semanas de descidas

Combustíveis deverão agravar preço no início da próxima semana. Mas subida será mais acentuada no diesel do que na gasolina.

Abastecer o carro vai ficar mais caro na segunda-feira.Paula Nunes / ECO

Se pretende abastecer o depósito do seu automóvel nos próximos dias, não espere pelo início da próxima semana. Isto porque o preço dos combustíveis deverá subir na segunda-feira. E o diesel, o combustível mais utilizado pelos portugueses, será mais afetado pelas condições do mercado na última semana.

De acordo com as contas do ECO com base nas cotações da Bloomberg, o litro de gasóleo prepara-se para ficar um cêntimo mais caro na próxima semana. Será o primeiro agravamento do preço em três semanas, devendo colocar o diesel perto dos 1,26 euros, segundo os dados da Direção de Energia e Geologia.

Também a gasolina deverá encarecer nos postos de abastecimento nacionais. Os dados apontam para uma subida de cerca de meio cêntimo por litro, uma subida mínima que pode vir a não justificar uma atualização do preço da gasolina na segunda-feira. Nesse caso, seria a terceira semana seguida que este combustível ficaria nos 1,446 euros por litro.

Iraque pressiona mercado

Estes cálculos têm em conta a evolução das cotações destas mercadorias na última semana e os resultados refletem as condições mais adversas do mercado do petróleo que nos últimos dias foi perturbadas pelo agravamento das tensões no Iraque. O segundo maior produtor da OPEP viu a produção parar em dois campos de Kirkut, promovendo uma valorização do barril de ouro negro, tanto em Nova Iorque como em Londres.

Neste cenário, a cotação da tonelada métrica da gasolina valorizou 1% para um preço médio de 474,205 euros desde segunda-feira. A tonelada métrica do gasóleo aumentou mais de 2% para um preço médio de 451,2 euros. A sessão desta sexta-feira vai ajudar a fechar o preço com que os combustíveis vão para o mercado na segunda-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasóleo sobe um cêntimo após duas semanas de descidas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião