Rumo ao espaço, primeiro satélite português será lançado em 2020

  • ECO
  • 19 Outubro 2017

O Infante promete levar o nome de Portugal para novas fronteiras. O primeiro satélite português poderá vir a ser lançado em 2020, e o acordo do consórcio será assinado esta quinta-feira.

Portugal volta a pisar novos terrenos, e desta vez o céu não será o limite. O Infante será o primeiro satélite totalmente desenvolvido e construído em Portugal, com lançamento previsto para o final de 2020. O grupo de investigação e desenvolvimento ISQ é uma das várias entidades confirmadas no consórcio para o fabrico do primeiro satélite português. O contrato será assinado esta quinta-feira no Encontro Internacional do Cluster AED – Aeronáutica, Espaço e Defesa, a decorrer no país.

O Projeto Infante foi aprovado pela Agência Nacional de Inovação (ANI) e conta com o co-financiamento da União Europeia, num investimento total de 9 milhões de euros para três anos. O satélite português é o primeiro de uma constelação de 12 satélites, que chegarão ao Espaço nos anos seguintes.

Pedro Matias, presidente da ISQ, refere que o grupo terá “a responsabilidade de toda a área de testes das peças e do produto final”. Para além da ISQ, o Projeto contará com nove empresas e dez centros de investigação e desenvolvimento de universidades e laboratórios de investigação de todo o país com especialização em aeronáutica e espaço.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rumo ao espaço, primeiro satélite português será lançado em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião