Portuguesa Feedzai consegue 50 milhões em nova ronda de financiamento

A Feedzai, startup portuguesa de inteligência artificial aplicada a operações bancárias, conseguiu 50 milhões de dólares de novo capital, avançou em comunicado.

A startup portuguesa Feedzai conseguiu um financiamento de 50 milhões de dólares (cerca de 42,3 milhões de euros) numa nova ronda de capital Series C, revelou a empresa num comunicado. Com esta operação, a Feedzai, que aplica inteligência artificial à prevenção e deteção de fraude em operações bancárias, passa a deter um capital total de 82 milhões de dólares.

Esta será uma das maiores rondas de capital levantadas por uma startup de ADN português. Na ronda, participou a capital de risco Sapphire Ventures de Palo Alto, Califórnia, e um outro investidor anónimo. Com esta operação, a Sapphire Ventures reforça a aposta na Feedzai, na medida em que já tinha participado numa operação anterior. No portefólio desta capital de risco já passaram empresas como o LinkedIn e a Fitbit, ambas cotadas em bolsa por estes dias.

“Com esta ronda de financiamento, o capital de risco total levantado pela Feedzai passa para 82 milhões de dólares, por parte de nove investidores de relevo, que incluem a Oak HC/FT, Capital One Growth Ventures, Citi Ventures, entre outros”, indicou a empresa em comunicado.

Em reação à operação, Nuno Sebastião, cofundador da Feedzai e líder da empresa, indicou no comunicado: “A nossa visão é ajudar todos os principais bancos e empresas que impulsionam grande parte do dinheiro que é movimentado em todo o mundo.”

E acrescentou: “Fizemos grandes progressos na nossa visão ao longo do último ano e esta nova ronda de financiamento vai ajudar-nos a acelerar o nosso crescimento enquanto continuamos a investir nos melhores profissionais e na mais avançada tecnologia de data science e machine learning, para tornar a banca e o comércio seguro em todo o mundo.”

Num a nota enviada à imprensa, a startup mostra-se “no caminho certo para mais do que duplicar o número de colaboradores que tinha no final de 2016”, prevendo “contar com 300 colaboradores até ao final deste ano”. “A empresa contratou diretores de vendas de referência em todo o mundo, incluindo Jim Priestley para o cargo de chief revenue officer, antigo senior vice president da tecnológica Box”, lê-se no comunicado.

“A fraude é e continuará a ser uma questão crítica à medida que mais negócios são transacionados digitalmente”, disse também, na mesma nota, Anders Ranum, da Sapphire Ventures. “A plataforma da Feedzai coloca o poder nas mãos das empresas, processadores e redes de pagamento para gestão dos riscos, ao mesmo tempo que melhoram as receitas. Estamos bastante entusiasmados em continuar a apoiar a Feedzai e ajudá-la a crescer ainda mais”, concluiu.

(Notícia atualizada às 13h45 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portuguesa Feedzai consegue 50 milhões em nova ronda de financiamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião