Juncker não quer “Europa de 98 Estados”. Rejeita mediação com a Catalunha

  • ECO
  • 13 Outubro 2017

Jean Claude Juncker descarta novamente o apoio da Comissão Europeia à Catalunha caso seja declarada a independência. O presidente alerta para a insustentabilidade de uma UE com cada vez mais Estados.

A posição de Junkcer não é segredo e volta a ser divulgada. O presidente da Comissão Europeia defende novamente que a UE não apoia a independência catalã do Estado espanhol. “Não queria que dentro de 15 anos a UE fosse formada por 98 estados. É difícil com 28, não será mais fácil com 27, mas com 98 penso que seria impossível”, disse Juncker em Bruxelas esta sexta-feira, citado pelo El Mundo.

No início de outubro, a Comissão Europeia já tinha delegado a gestão da situação com a Catalunha ao Governo espanhol. Já por essa altura as instâncias europeias admitiam que o referendo de 1 de outubro tinha sido ilegal e que não apoiariam a Catalunha. A região ficaria de fora da UE, e as instituições europeias apenas interviriam na comunidade caso o governo espanhol assim pedisse.

Jean-Claude Juncker apelou recentemente a um “sentido de responsabilidade” por parte de todos os intervenientes no clima de agitação na Catalunha, e que não era dever da Comissão Europeia interferir neste tipo de situações. “Se a Comissão, o presidente Tusk e o Conselho Europeu fossem nessa direção, quando apenas uma das partes pede para que haja mediação, haveria sérias disrupções na UE“, explicou Juncker junto de estudantes universitários.

Carles Puigdemont já tinha pedido a mediação internacional. O governador regional disse que a Europa não podia “desviar o olhar daquilo que está a acontecer”, visto que “o que se passa na Catalunha é um assunto europeu”.

Do lado do FMI houve um apelo às negociações entre a região e Madrid. O Fundo Monetário reconheceu que a situação que se vive em Espanha é “preocupante”, e alerta para um “contágio” da instabilidade política para o resto da Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juncker não quer “Europa de 98 Estados”. Rejeita mediação com a Catalunha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião