Portugal é o país ibero-americano com a melhor tarifa de bilhete de avião

Num universo de 80 países, Portugal é o sétimo com as tarifas de bilhetes de avião mais baratas - 5,97 euros por cada cem quilómetros. É ainda o país-ibero americano melhor classificado.

Parece que, afinal, os portugueses não têm assim tantas razões de queixa no que toca a viajar. De acordo com os dados do estudo Flight Price Index 2017, realizado pelo site de procura de voos Kiwi.com, Portugal é o país ibero-americano com a melhor tarifa de bilhete de avião, com voos com origem em aeroportos nacionais – uma média de 5,97 euros por cada 100 quilómetros.

No estudo, Portugal classifica-se ainda na sétima posição do ranking mundial e em primeiro lugar no conjunto de países falantes do português e do Castelhano. Em média, 100 Km de voo de longo curso numa companhia low cost têm um custo de 2,40 euros, sendo que num voo de curta duração e full service, os mesmos 100 Km custam 14,18 euros. No ranking relativo a 2016, Portugal ocupava a 4ª posição, com uma média de 6,71 euros, o que representa, ainda assim, uma melhoria no preço.

Os primeiros lugares pertencem à Malásia, com um custo médio de 3,84 euros, seguida pela Bulgária (4,28 euros) e pela Índia (4,56 euros). Portugal consegue ainda manter-se à frente do país vizinho. Espanha ficou classificada em 10º lugar, com um custo médio de 6,51 euros por cada 100km. Exatamente a meio da tabela está a Bielorrússia, com uma média de 12,73 euros por 100km. A Bélgica ocupa o último lugar deste ranking mundial, com um custo de 50,21 euros por 100km.

Oliver Dlouhý, CEO da Kiwi.com, explica que “os preços dos bilhetes variam constantemente por uma série de razões. As variações de um ano para o outro podem ser parcialmente atribuídas aos preços dos combustíveis, mudanças sociopolíticas como o Brexit, eleições recentes e variações nas taxas de câmbio“.

"Ao analisar o custo do voo por país, os viajantes têm mais informações para escolher destinos que lhes permitam viajar mais dentro do seu orçamento. Os viajantes sabem qual é a sua rota ideal, tempo e preço, então nós oferecemos-lhes as ferramentas para tornar isso possível.”

Oliver Dlouhý

CEO da Kiwi.com

 

O estudo analisou as tarifas para voos de curta e longa distância, de 80 países e cidades mais visitadas do mundo, calculando o custo médio de bilhete por cada 100 Km de viagem. Na pesquisa há uma distinção entre as companhias aéreas de baixo e alto custo e são tidos em conta os tipos de serviços oferecidos em cada voo.

Veja quais são os 10 países com as tarifas de avião mais baixas

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é o país ibero-americano com a melhor tarifa de bilhete de avião

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião