Incentivo à compra de carros elétricos mantém-se em 2018

Este ano, quem comprou um carro 100% elétrico teve direito a um cheque de 2.500 euros. O Governo quer manter este incentivo.

O Governo pretende manter o incentivo à compra de carros elétricos no próximo ano. Na prática, se se mantiver o valor do incentivo dado este ano, quem comprar um carro elétrico terá direito a um cheque de 2.250 euros, mas o número de cheques será limitado.

“No âmbito das medidas tendentes à redução de emissões de gases com efeito estuda, é mantido o incentivo à introdução no consumo de veículos de baixas emissões, financiado pelo Fundo Ambiental criado pelo Decreto-Lei n.º 42-A/2016, de 12 de agosto”, pode ler-se na proposta do Orçamento do Estado para 2018, datada de 10 de outubro.

Ainda segundo esta proposta do OE, o Fundo Ambiental dispõe de 4,5 milhões de euros para aplicar em projetos agrícolas e florestais que contribuam para o sequestro de carbono e para a redução de emissões de gases com efeito de estufa.

Este ano, o Governo decidiu atribuir 2.250 euros a quem comprou um veículo ligeiro 100% elétrico, novo, a partir do dia 1 de janeiro. O incentivo limitou-se às primeiras mil unidades de incentivo, pelo que a medida representou um custo de 2,25 milhões de euros.

Na versão preliminar do OE, o Governo não refere ainda qual será o valor do cheque, nem quantos cheques estão disponíveis.

Ainda no âmbito do incentivo à mobilidade elétrica, vão ser introduzidos, pelo menos, 200 veículos elétricos nos organismos da Administração Pública, “sem prejuízo do compromisso assumido, através do projeto ECO.mob, para a inclusão de 1.200 veículos elétricos no parque de veículos do Estado até 2019, bem como o reforço das infraestruturas de carregamento, com a instalação de, pelo menos, 250 novos pontos de carregamento em território nacional”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Incentivo à compra de carros elétricos mantém-se em 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião