Alibaba vai investir 15 mil milhões em projetos “moonshot”

O gigante do comércio eletrónico quer investir 15 mil milhões de dólares em projetos moonshot, nas áreas da Inteligência Artifical, Internet das Coisas e Computação Quântica nos próximos três anos.

O chinês Alibaba pretende gastar 15 mil milhões de dólares (12,7 mil milhões de euros) em projetos moonshot de forma a impulsionar os seus negócios. Entre os planos estão a criação de laboratórios de pesquisa e a contratação de cientistas, para o desenvolvimento de tecnologia de nova geração nos próximos três anos.

O gigante eletrónico Alibaba não para e desta vez decidiu apostar na tecnologia de nova geração, através de projetos moonshot. A ideia passa por obter avanços nos campos da Inteligência Artificial, da Internet das Coisas e na Computação Quântica – que difere dos sistemas informáticos tradicionais/atuais e se baseia nos estudos do átomo como modelos para realizar processos.

Projetos moonshot. O que é isso?

Os projetos moonshot não são aquilo que normalmente as pessoas acham que são – alguma inovação não factível, ou até mesmo lunática. Numa tradução livre, podemos dizer que vem adaptado de “voo à lua”. Foram inspirados no projeto lunar Apolo XI, que levou o Homem à Lua, e servem para qualificar projetos tecnológicos cujo objetivo, normalmente, é resolver grandes problemas com soluções bastante radicais e extremamente inovadoras. Na maioria das vezes são projetos caros, arriscados e de longo prazo.

Centro de Operações do Alibaba

Para esses estudos, a empresa de Jack Ma vai investir 15 mil milhões de dólares (12,7 mil milhões de euros) e prevê abrir sete laboratórios – China, Estados Unidos, Rússia, Israel e Singapura, e contratar cem cientistas de todo o mundo. “Os laboratório ajudarão a resolver os problemas que o Alibaba enfrenta atualmente nas suas linhas de negócio”, disse o diretor de tecnologia, Jeff Zhang, em declarações à Bloomberg. Nos planos constam ainda parcerias com universidades, incluindo a Universidade da Califórnia.

O total do investimento é mais do dobro do que aquele que a empresa tem vindo a investir neste segmento. Até à data, já investiu 6,4 milhões de dólares (5,4 milhões de euros), uma média de três mil milhões de dólares (2,57 mil milhões de euros) por ano em pesquisa, segundo dados avançados pela empresa em comunicado. Com este investimento, está a tentar pôr-se à altura das suas principais rivais – Amazon e Tencent, e pretende ainda investir na aprendizagem automática, na computação visual e na segurança nas redes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alibaba vai investir 15 mil milhões em projetos “moonshot”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião