À volta de Sintra

  • ECO + Via Verde
  • 10 Outubro 2017

Que é um dos locais mais encantadores de Portugal já se sabia. Mas Sintra é também um excelente ponto de partida para um roteiro que nos leva à descoberta do que a serra tem de melhor para oferecer.

Do Castelo dos Mouros, no centro da serra, ao Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa, siga-nos neste roteiro de um dia por algumas das principais atrações de Sintra, algumas das quais Património Mundial da Humanidade.

10h00 | Castelo dos Mouros

 

É a nossa primeira paragem neste roteiro e um dos monumentos que também integra a Paisagem Cultural de Sintra distinguida pela UNESCO. Edificado no século X pelos muçulmanos, o Castelo dos Mouros tinha como propósito servir de ponto de vigilância de toda a zona envolvente. Da fortaleza original apenas restam a base das torres e as muralhas. Estas últimas, serpenteiam serra acima e oferecem a quem tem coragem para as subir, um exercício que tem tanto de desafiante, como de belo. Lá do cimo, avista-se o Palácio da Pena e toda a vila de Sintra. Um alerta: para chegar ao ponto mais alto do castelo — a Torre Real — terá que galgar nada mais nada menos que 500 degraus. Não é para todos…

11h00 | Palácio da Pena

É impossível não o avistar na paisagem. Primeiro, porque se ergue no alto da Serra de Sintra. Depois porque as cores fortes se destacam no verde da montanha. O Palácio da Pena é Monumento Nacional há mais de 100 anos e Património Mundial da Humanidade da UNESCO desde 1995. Foi D. Fernando II que o mandou reconstruir em 1839 (era um mosteiro abandonado) e, uns anos mais tarde, acrescentar uma nova ala com o cunho do Barão de Eschwege que lhe atribuiu muitas características dos palácios da Baviera. A estas juntam-se elementos dos estilos manuelino e mourisco, entre outros. No interior do palácio, merecem uma visita atenta os aposentos dos reis, a sala de visitas e a cozinha real.

12h30 | Chalet da Condessa d’Edla

A construção resultou da paixão de D. Fernando pela Condessa d’Edla para quem quis construir um abrigo em plena Serra de Sintra. Inspirado nos chalets de madeira suíços, o espaço esteve durante muitos anos entregue ao abandono até ser recuperado e reaberto ao público há um ano. Todo o chalet está rodeado por jardins e vegetação muita rica, muita dela vinda de outros pontos do mundo.

14h00 | Quinta da Regaleira

É tempo de voltar a pegar no carro uma vez que daqui até à Quinta da Regaleira são cerca de 5 km. Se por acaso tiver iniciado o roteiro a partir do centro de Sintra, então até poderá fazer o caminho a pé. Não serão mais que 15 minutos seguindo pela estrada que vai para Seteais.

Ao adquirir o bilhete para o Palácio e à Quinta da Regaleira peça o plano guia e o mapa que o vão ajudar nesta visita. O Palácio é do início do século passado e foi um produtor de cacau que o mandou construir. O trabalho na pedra é típico do período neomanuelino e os pormenores tanto são visíveis no edifício principal como nos jardins, um dos maiores atrativos da Quinta. Cheios de labirintos, grutas, estátuas de figuras mitológicas e locais secretos, diz-se que o local poderá ter estado ligado a rituais maçónicos. No meio de tanto mistério, o destaque vai mesmo para o Poço Iniciático, uma espécie de torre invertida com 27 metros de profundidade. Para descer (ou subir) terá que ultrapassar nove patamares, cada um com 15 degraus. Uma experiência que tem tanto de fascinante como de assustadora.

16h30 | Convento dos Capuchos e Santuário da Peninha

Do palácio para o convento. São cerca de 8 km pela Estrada da Pena até chegarmos ao Convento dos Capuchos, escondido entre as pedras e a floresta. Este convento da Ordem de São Francisco é um exemplar humilde de construção religiosa. É também conhecido como Convento da Cortiça por ter sido usado este material na sua edificação e decoração. Pode ser visitado todos os dias, entre as 10h00 e as 18h00.

Mais 7 km de serra e chegamos a outro dos locais mais místicos da zona de Sintra – o Santuário da Peninha. Fica num dos pontos mais elevados da serra e por isso a vista é imponente, com o Cabo da Roca ao fundo. Mas já lá iremos. O Santuário é constituído pela ermida (abandonada) e pelo palacete datado do primeiro quarto do século passado.

17h30 | Cabo da Roca

Disse Camões que era “Aqui onde a terra se acaba e o mar começa”. Apanhando a Estrada do Cabo da Roca, em cerca de 20 minutos chega ao ponto mais ocidental do continente europeu — o Cabo da Roca. A localização exata (150 metros acima do nível do mar) está devidamente assinalada numa pedra colocada no promontório. Visitável é o farol mas apenas às quartas-feiras, entre 14h00 e as 17h00. Datado do século XVIII, é um dos mais antigos existentes na costa de Portugal.

Aproveite para ver o pôr do sol. Este pode bem ser o final perfeito para o roteiro em volta de Sintra.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

À volta de Sintra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião