Bancos mundiais criam plataforma da blockchain para transacções financeiras

  • ECO
  • 4 Outubro 2017

O Commerzbank, o Banco de Montreal, o Erste Group Bank e o CaixaBank juntaram-se à UBS e à IBM para construírem uma plataforma com base na tecnologia blockchain para transacções financeiras.

Quatro dos maiores bancos mundiais querem intensificar os seus esforços na implantação da tecnologia blockchain tendo para o efeito aderido a uma iniciativa lançada pela UBS e pela IBM para construírem uma plataforma tecnológica para as transações financeiras.

Segundo a Reuters, as instituições financeiras que aderiram a esta iniciativa são o Commerzbank, o Banco de Montreal, o Erste Group Bank e o CaixaBank.

A plataforma, denominada de Batavia, ajudaria os bancos e os seus clientes a autonomizar o processo de financiamento comercial, que permanece altamente manual e em papel, afirmaram os bancos esta quarta-feira citadas pela Reuters.

Esta decisão junta-se a uma outra lançada por bancos europeus que também têm vindo a intensificar os seus esforços na implementação da tecnologia blockchain nos seus negócios financeiros, dando ênfase ao potencial que muitos banqueiros apontam a esta tecnologia, a mesma que está por detrás de moedas digitais como a bitcoin, no setor financeiro e que já está, de resto, a ser usada noutros setores económicos.

A blockchain é uma tecnologia que permite que dados encriptados sobre tudo, desde dinheiro até registos médicos, possam ser partilhados por muitas empresas, pessoas e instituições, de uma forma segura enquanto são atualizados e disponibilizados instantaneamente por todas as partes envolvidas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancos mundiais criam plataforma da blockchain para transacções financeiras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião