Bloco reúne Comissão Política na terça-feira e abre a porta a acordo em Lisboa

  • Lusa
  • 2 Outubro 2017

Catarina Martins garante que os resultados das autárquicas não terão efeitos na negociação do Orçamento do Estado para 2018.

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) destacou esta segunda-feira a perda da maioria absoluta do PS em Lisboa e abriu a porta a um acordo neste município, adiantando que o assunto será discutido na terça-feira em Comissão Política.

Catarina Martins falava aos jornalistas na Sala das Bicas do Palácio de Belém, em Lisboa, após uma reunião do BE com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em que também participaram os dirigentes bloquistas Pedro Filipe Soares e José Manuel Pureza.

Questionada se os resultados das autárquicas poderão ter efeitos na negociação do Orçamento do Estado para 2018 e no relacionamento com o PS, respondeu: “Pela parte do BE, não. Dissemo-lo antes das eleições, continuamos a dizê-lo”.

“O BE, sabem, tem uma presença modesta nas autarquias. Ainda assim, crescemos nestas eleições e tivemos esta manhã melhores notícias do que tínhamos tido ontem [domingo] à noite”, declarou, sublinhando o facto de o PS não ter conseguido maioria absoluta na Câmara Municipal de Lisboa.

Catarina Martins afirmou que, assim, “o BE alcançou o objetivo não só de eleger um vereador, como de ter uma situação política nova na Câmara de Lisboa” e abriu a porta a um acordo para “um governo mais exigente da cidade”.

Durante a campanha, o BE defendeu “que as maiorias absolutas do PS em Lisboa tinham impedido uma governação da cidade que respondesse por direitos tão fundamentais da população como a habitação, os transportes e questões da democracia como a transparência”, referiu.

“Alcançámos o objetivo, veremos agora. Teremos tempo”, acrescentou, adiantando que a Comissão Política do BE vai reunir-se na terça-feira à noite para “debater estas matérias e outras”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bloco reúne Comissão Política na terça-feira e abre a porta a acordo em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião