António Costa: “Há claramente um derrotado nestas eleições e é o PSD”

O primeiro-ministro diz que o PS sai "reforçado" destas eleições autárquicas, que dão aos socialistas mais de 40% dos votos a nível nacional.

Com mais de 87% das freguesias já apuradas, o PS vence estas eleições autárquicas com mais de 40% dos votos a nível nacional e elegendo 113 presidentes. António Costa, líder do partido e primeiro-ministro, já reagiu e salienta que o PS sai reforçado destas eleições. O “grande derrotado”, diz, é o PSD.

“O PS teve hoje a maior vitória eleitoral de toda a sua história. Quero, por isso, começar por saudar todos os portugueses pela forma como decorreram estas eleições”, começou por dizer António Costa, na sede do PS, em Lisboa. O primeiro-ministro salientou a redução da taxa de abstenção e o elevado nível de participação cívica, que “demonstra bem a vitalidade da nossa democracia”.

O primeiro-ministro considera que “este resultado eleitoral reforça o PS” e atribui-lhe também uma leitura nacional: “Dá força à mudança do quadro parlamentar que permitiu a mudança política e de resultados. Esta mudança sai reforçada” para que o Governo continue a estratégia de devolução de rendimentos, redução da carga fiscal, redução do desemprego, do défice e da dívida, salientou António Costa. “Virada esta página, é altura de nos concentrarmos em visão de médio prazo para o país”, diz.

António Costa lembrou ainda que o próximo mandato autárquico será o da descentralização. “Concretizaremos a maior reforma do Estado que o país teve desde 1976. O reforço das competências e dos meios das freguesias e dos municípios é condição para a melhoria das contas, para uma melhor resposta aos cidadãos e para um maior desenvolvimento de todo o território”, salientou.

Sobre o PSD, foi claro: “Agora, há claramente um derrotado nestas eleições e é o PSD. Procurar outros derrotados é procurar disfarçar a leitura essencial que há a retirar destas eleições”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Costa: “Há claramente um derrotado nestas eleições e é o PSD”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião