Eurico Brilhante Dias: “A marca Portugal hoje acrescenta valor”

  • ECO
  • 28 Setembro 2017

O secretário de Estado da Internacionalização assegura que o preconceito de usar a marca Portugal desapareceu. "Nunca vi tanta predisposição para usar a marca Portugal", diz Eurico Brilhante Dias.

O secretário de Estado da Internacionalização acredita que as empresas portuguesas ultrapassaram o preconceito de utilizar a marca Portugal. Neste momento, aliás, a utilização da marca “acrescenta valor” aos empresários, garante. Em entrevista esta quinta-feira ao Jornal de Negócios (acesso pago), Eurico Brilhante Dias justifica essa mudança com as boas notícias no défice e PIB.

“A marca Portugal hoje, para a larga maioria dos setores, acrescenta valor”, afirma o ex-deputado do PS que saltou da bancada parlamentar para o Governo este verão. Eurico Brilhante Dias garante que o preconceito começou a ser ultrapassado: “Nunca vi tanta predisposição para usar a marca Portugal“, afirma, ainda que reconheça que é necessário melhorar a coordenação e a articulação das ações externas.

O que mudou? O socialista aponta para as boas notícias da macroeconomia — “ajudam, sem dúvida”. O défice caiu, Portugal saiu do Procedimento por Défices Excessivos e, apesar de a economia ter crescido pouco em 2016, o primeiro semestre deste ano revelou uma aceleração do PIB português. Além disso, a mais recente decisão da Standard & Poor’s de subir o rating de Portugal, tirando-o do lixo, deu ainda mais confiança ao país.

A marca Portugal hoje, para a larga maioria dos setores, acrescenta valor.

Eurico Brilhante Dias

Secretário de Estado da Internacionalização

Contudo, este não é o único fator. “Não só pelas boas notícias, mas porque Portugal tem uma oferta diferenciadora, apresenta produtos diferenciadores, de elevado valor acrescentado”, argumenta o secretário de Estado da Internacionalização. Em consequência desta mudança de atitude, Eurico Brilhante Dias estima que as exportações representam 50% do PIB daqui a três anos.

“Se tudo correr conforme as expectativas, Portugal pode entrar na terceira década do século XXI ambicionando atingir 50% de peso das exportações no produto interno bruto (PIB)”, aponta o socialista, assinalando que é preciso um esforço das políticas públicas, mas também do setor privado. Neste momento, o peso das exportações no PIB é superior a 40% — duplicou em 20 anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eurico Brilhante Dias: “A marca Portugal hoje acrescenta valor”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião