Senhorios podem subir rendas em 1,12% no próximo ano

O coeficiente de atualização foi publicado esta segunda-feira em Diário da República.

Os senhorios vão poder aumentar as rendas em 1,12% em 2018, tal como indicava a estimativa do INE. O valor da responsabilidade do Instituto Nacional de Estatística foi publicado oficialmente esta segunda-feira em Diário da República. O coeficiente de atualização do arrendamento urbano e rural para o próximo ano fixou-se nos 1,0112.

A partir deste momento, os senhorios já podem comunicar o aumento aos inquilinos, sendo que têm de respeitar uma antecedência mínima de 30 dias face ao momento exato da atualização da renda. Contudo, não são obrigados a aplicar a atualização.

Por exemplo, um aumento de 1% numa renda de 200 euros significa que o inquilino poderá pagar mais dois euros –24 euros por ano. Já numa renda de 400 euros traduz-se num aumento de quatro euros — 48 euros anuais. Caso o inquilino rejeite, tem de responder no prazo de 30 dias.

Este é a atualização mais significativa das rendas desde 2013 (3,36%). Em 2017 foi de 0,54%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Senhorios podem subir rendas em 1,12% no próximo ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião