Haitong já entregou lista de administradores ao Banco de Portugal

  • ECO
  • 22 Setembro 2017

Ex-BESI quer que Ling Yong assuma a presidência não executiva. Para presidente executivo, a instituição financeira chinesa escolheu Hu Min, especialista em mercados financeiros.

O Haitong Bank, o antigo BESI, já entregou a lista completa dos administradores ao Banco de Portugal. Uma lista que conta com nomes como Maria João Ricou ou Lin Yong. Fica agora a faltar a aprovação do regulador bancário, que vai avaliar a adequação e a idoneidade dos nomes propostos pelo banco.

Segundo o Jornal Económico (acesso pago), nesta lista está incluído o nome de Ling Yong, que deve assumir a presidência não executiva do Haitong. Para presidente executivo, a instituição financeira chinesa escolheu Hu Min, especialista em mercados financeiros.

Maria João Ricou assumiu a presidência da mesa da assembleia-geral do Haitong Bank. A diretora-geral do escritório de advogados Cuatrecasas vem agora ocupar esse lugar deixado vazio por Daniel Proença de Carvalho. Já Sara de Almeida Azevedo Begonha vai assumir o cargo de secretária da mesa da assembleia-geral, substituindo José Miguel Alecrim Duarte.

Entre os administradores atuais, alguns devem manter-se no cargo, diz o jornal. Neste momento, o conselho tem em funções cinco administradores que já terminaram os mandatos no ano passado: Hiroki Miyazato (presidente), Mo Yiu Poon (CFO), Alan Fernandes, Christian Minzolini e Paulo Martins.

O Haitong tem estado a renovar a equipa. O banco tentou contratar Pedro Rebelo de Sousa para integrar o conselho de administração, mas não foi bem-sucedido. O advogado e sócio da SRS Advogados terá sido indicado para presidente da mesa da Assembleia Geral do Millennium bcp e esta proposta estará diretamente relacionada com a decisão de não integrar a administração.

No primeiro semestre do ano, o Haitong Bank agravou os prejuízos para 79,8 milhões de euros (face aos prejuízos de 20 milhões do período homólogo), depois de ter registado uma quebra de 45% no produto bancário dos 66 milhões de euros para os 36 milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Haitong já entregou lista de administradores ao Banco de Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião