REN conclui compra da EDP Gás por 530 milhões

Negócio avaliado em 530 milhões de euros fica fechado dentro de duas semanas, informa a REN. Ativos de gás natural da EDP são vendidos à gestora da rede elétrica nacional.

Está praticamente fechada a aquisição dos ativos de gás natural da EDP pela REN RENE 0,91% por cerca de 532 milhões de euros, informou esta quinta-feira a gestora da rede elétrica nacional. Negócio concretiza-se nas próximas duas semanas após aprovação dos reguladores.

“Encontram-se verificadas as condições suspensivas (incluindo as aprovações regulatórias necessárias) para o efeito da aquisição pela subsidiária da REN da totalidade do capital social da EDP Gás”, indica a cotada liderada por Rodrigo Costa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“É expectável que a referida transação seja concretizada no prazo de aproximadamente 15 dias”, refere ainda a REN.

Este negócio foi anunciado a 7 de abril deste ano. A REN compra a totalidade do capital social da EDP Gás e das suas subsidiárias, EDP Gás Distribuição e EDP Gás GPL. Já a comercialização de gás natural ficou de fora. A operação atribuiu à EDP Gás, que detém a concessão de distribuição de gás natural em 29 municípios do Norte de Portugal, um enterprise value de 532,4 milhões de euros.

A EDP Gás detém a segunda maior rede de distribuição de gás em Portugal, com uma rede de 4.640 quilómetros, tendo atingido um EBITDA de 48,5 milhões de euros.

"É expectável que a referida transação seja concretizada no prazo de aproximadamente 15 dias.”

REN

CMVM

Para financiar a transação, a empresa liderada por Rodrigo Costa anunciou um aumento de capital de 250 milhões de euros, como parte de uma estrutura de financiamento que inclui ainda o recurso a linhas de crédito.

“Esta transação é uma oportunidade única para a REN atingir uma maior integração infraestrutura doméstica core de gás natural. A transação permite também à REN manter um forte perfil de crédito e financeiro”, explicava a empresa em abril.

Para a EDP, a alienação da empresa portuguesa de gás surge depois do negócio de 2.600 milhões de euros com a venda da Naturgas em Espanha realizado em março.

As ações da REN desceram 0,65% para 2,75 euros.

REN cede terreno

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

REN conclui compra da EDP Gás por 530 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião