Haitong: “Se a aquisição for aprovada estará sujeita a constrangimentos regulatórios severos”

  • ECO
  • 19 Setembro 2017

O banco de investimento acredita que esta fusão entre a Altice e a Media Capital trará "constrangimentos regulatórios severos". Defende a decisão adotada pela Anacom.

A Anacom opõe-se à operação de concentração entre a Meo e a Media Capital. A posição do regulador das telecomunicações não é vinculativa, mas “na nossa perspetiva, reduz a probabilidade de uma aprovação” da operação, diz o Haitong. Na perspetiva do banco de investimento, a Altice vai enfrentar “constrangimentos regulatórios severos” para conseguir ficar com a dona da TVI.

Mesmo que a operação de compra se realize, a Haitong acredita que esta estará sujeita a “constrangimentos regulatórios severos, nomeadamente nos termos das condições de acesso aos canais e conteúdos produzidos pela Media Capital, por parte dos outros operadores”, refere o banco de investimento.

O analista Nuno Matias salienta a importância do aviso dado pela Anacom, relativamente à possibilidade de restringir o acesso a alguns canais e conteúdos da Media Capital, caso a Meo tome posse da empresa. Assim, diz, a postura da entidade reguladora vai de encontro à perspetiva do banco.

“Este passo intermédio na análise regulatória vai de encontro à nossa perspetiva de que, mesmo que tenha sucesso, o negócio não conduzirá a um resultado que, por exemplo, resulte numa deterioração da posição concorrencial dos outros operadores como a Nos, especialmente no acesso a conteúdos relevantes”, diz Nuno Matias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Haitong: “Se a aquisição for aprovada estará sujeita a constrangimentos regulatórios severos”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião