Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 14 Setembro 2017

Do referendo em Espanha ao Brexit, passando por Lula da Silva e Donald Trump. Saiba o que está em destaque na imprensa estrangeira.

O Reino Unido aguarda com expectativa o discurso de Theresa May em Florença, sobre o Brexit. Em Espanha, o referendo à independência da Catalunha continua a dar que falar. E, no Brasil, a atenção está voltada para Lula da Silva. Saiba o que marca a imprensa internacional.

The Guardian

Olhos postos no discurso em Florença sobre o Brexit

No Reino Unido, a expectativa é muita em torno do discurso que Theresa May vai fazer em Florença, Itália, para atualizar informações sobre as negociações em torno do Brexit. A primeira-ministra britânica vai salientar a vontade do Governo de estabelecer uma “parceria profunda” com a União Europeia, assim que o Reino Unido saia do bloco. Leia a notícia completa aqui [acesso gratuito / conteúdo em inglês].

El País

55 mil cidadãos chamados a formar mesas eleitorais para o referendo da Catalunha

O governo catalão estima que sejam necessárias 55 mil pessoas, entre titulares e suplentes, para assegurar as 6.300 mesas eleitorais no dia do referendo à independência, que o Tribunal Constitucional já suspendeu. Estas pessoas já estão a ser notificadas mas o presidente do Governo, Mariano Rajoy, apelou diretamente aos cidadãos para que não ajudem na organização desta consulta, salientando que o referendo é ilegal. Veja a notícia completa aqui [acesso gratuito conteúdo em espanhol].

Ekathimerini

Grécia aumentou impostos e contribuições em contraciclo com países industrializados

A Grécia aumentou os impostos e as contribuições para a Segurança Social, desafiando assim a tendência que prevalece entre os países industrializados, escreve a versão inglesa do jornal grego Ekathimerini. Tendo por base dados da OCDE, o jornal diz que a política do Governo está voltada para as metas orçamentais, ainda que isso prejudique a competitividade. Leia a notícia completa aqui [acesso gratuito / conteúdo em inglês].

Reuters

Democratas dizem que Trump quer trabalhar a legislação sobre imigração. Mas o muro gera discórdia

O Presidente dos Estados Unidos e os líderes democratas no Congresso vão trabalhar juntos em legislação que proteja os imigrantes ilegais que eram crianças quando entraram nos Estados Unidos (os chamados dreamers). A informação foi dada pelos democratas, mas a questão em torno do muro na fronteira com o México parece continuar a gerar discórdia entre as partes, com declarações contraditórias. Veja mais aqui [conteúdo em inglês]

Estadão

Lula volta a ser ouvido no caso que envolve a Odebrecht

O ex-Presidente do Brasil, Lula da Silva, voltou a ser ouvido pelo juiz Sérgio Moro no caso dos alegados subornos pagos pela construtora Odebrecht. O assunto está em destaque no Estadão, que dedica um conjunto de notícias ao tema. Lula confirma que se encontrou com o empresário Emílio Odebrecht a 30 de dezembro de 2010, como revelou o ex-ministro Antonio Palocci, mas negou que se tenham discutido questões ilícitas. E criticou a “desfaçatez” de Palocci. Veja a notícia completa aqui [acesso condicionado / conteúdo em português].

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião