Caso Yupido faz duas baixas na auditoria

José Rito e Maria Rebelo deixaram de ser auditores das contas da Yupido esta quinta-feira. Renunciaram aos cargos, de acordo com uma publicação do ministério da Justiça.

Deu entrada no portal das publicações do ministério da Justiça a “cessação de funções” de dois membros dos órgãos sociais da Yupido. Concretamente, abandonam o barco José Luís Freire Rito, fiscal único das contas da empresa, e Maria Clara Ponte da Silva Rebelo, suplente.

José Rito, através a empresa J. Rito & Associada, e Maria Rebelo, ambos revisores oficiais de contas, eram até agora os responsáveis por auditar as contas da Yupido. Segundo o portal, ambos os profissionais renunciaram ao cargo. Na última quinta-feira, o jornal Observador já referia que José Rito tinha solicitado a quebra vínculo com a empresa.

O ECO tentou falar com o porta-voz da Yupido, Francisco Mendes, e José Rito, o auditor que agora cessa funções. No entanto, não foi possível até ao momento.

A Yupido tem estado na agenda mediática devido ao seu elevado capital social, no valor de 28,8 mil milhões de euros. Como veio a ser descoberto, desse valor, apenas 35.002 euros serão cash — tudo o resto são ativos intangíveis, nomeadamente um sistema de gestão de empresas e uma “plataforma digital inovadora” de media.

A despertar ainda mais as atenções está o facto de esta empresa ainda não ter operações, perdendo cerca de 30.000 euros entre 2015 e 2016. Também não tem empregados. Estará a trabalhar em “cerca de 42 patentes”, como avançou ao ECO o porta-voz da companhia.

A empresa garante que tudo é legal e já se mostrou disponível para colaborar com a Polícia Judiciária, como forma de esclarecer as suspeitas. A PJ, entretanto, disse ao Expresso estar a “analisar” o caso, tal como a Procuradoria-Geral da República, a CMVM e a Ordem dos Revisores Oificiais de Contas, uma vez que a avaliação dos ativos intangíveis multimilionários da Yupido tiveram luz verde de um ROC.

(Notícia atualizada às 16h30 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caso Yupido faz duas baixas na auditoria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião