UE bate máximo histórico na produção de energia eólica

  • Marta Santos Silva
  • 12 Setembro 2017

Foi uma "produção especialmente assinalável, que permitiu a paragem de produção de 60 centrais a carvão equivalentes à maior de Portugal – a central termoelétrica de Sines", escreve uma associação.

Quase um quinto do consumo elétrico na União Europeia (UE) foi abastecido na segunda-feira pela produção eólica, que atingiu um máximo histórico, avança a Associação de Energias Renováveis (APREN), em comunicado.

A associação, que cita dados da WindEurope (Associação Europeia de Energia Eólica), diz que a eletricidade eólica produzida na segunda-feira permitiu abastecer 19,8% das necessidades de consumo da UE, “o que equivale a cerca de 12 vezes o consumo médio diário de Portugal”.

“Uma produção especialmente assinalável, que permitiu a paragem de produção de 60 centrais a carvão equivalentes à maior de Portugal – a central termoelétrica de Sines”, lê-se no comunicado.

Segundo a APREN, o peso da produção eólica no total da eletricidade produzida “atingiu um dos seus máximos históricos no dia 11 de setembro: 1.610 GWh”. A associação destaca ainda “um recorde histórico das centrais eólicas offshore [no mar], 251 GWh, que só por si permitiram suprir um consumo equivalente a 25 milhões de habitações”.

Em Portugal, as centrais eólicas produzem anualmente perto de um quarto das necessidades elétricas nacionais, adianta a APREN.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE bate máximo histórico na produção de energia eólica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião