Board do FMI discute Portugal na reunião de hoje

  • Margarida Peixoto
  • 11 Setembro 2017

Os diretores do FMI vão avaliar hoje o relatório sobre a economia portuguesa ao abrigo do Artigo IV. As conclusões fundamentais já se conhecem, mas o detalhe será revelado nos próximos dias.

Alfredo Cuevas é o novo chefe da missão do Fundo Monetário Internacional para Portugal.Fundo Monetário Internacional

Os diretores do Fundo Monetário Internacional (FMI) vão discutir esta segunda-feira a revisão anual da economia portuguesa, feita ao abrigo do Artigo IV. O relatório que faz uma avaliação do ponto de situação de Portugal faz parte da ordem de trabalhos da reunião que decorre hoje em Washington, revela a agenda do FMI.

O documento completo sobre Portugal deverá ser publicado nos próximos dias. Entre 19 e 29 de junho uma equipa do Fundo visitou Lisboa para se colocar a par dos desenvolvimentos económicos, orçamentais e financeiros mais recentes.

As conclusões fundamentais foram conhecidas ainda em junho: os peritos esperam um crescimento económico de 2,5% para Portugal em 2017 e consideram que o ministro das Finanças, Mário Centeno, deverá atingir a meta do défice “confortavelmente.” Identificaram um fortalecimento da atividade económica suportado sobretudo pelo turismo — com investimento no setor e efeitos positivos na retoma da construção — e uma melhoria na resolução dos riscos de curto prazo (nomeadamente, na banca).

Contudo, notaram que apesar das melhorias verificadas no sistema financeiro, Portugal deverá acentuar os esforços para limpar os balanços dos bancos. Também deverá acentuar reformas estruturais que permitam aumentar o investimento e a produtividade.

Para 2018, o FMI antecipa um crescimento do PIB de 2%, uma melhoria ligeira do défice para 1,4% do PIB e uma taxa de desemprego a baixar para os 9%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Board do FMI discute Portugal na reunião de hoje

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião