Sete aplicações para tornar o regresso às aulas mais divertido

  • ECO
  • 10 Setembro 2017

O ECO foi à procura de cinco aplicações para evitar que o regresso às aulas se torne uma simples rotina anual de compra de material escolar. Fica aqui uma lista para um começo útil e agradável.

Todos os anos, o processo é o mesmo: comprar material escolar e, em jeito de preparação para o que aí vem, entusiasmar-se (ou não) com o cheiro a novo dos livros — possivelmente, com o próprio conteúdo –, a mochila nova, o estojo novo, os cadernos, enfim, tudo o que é preciso todos os anos. No entanto, com esta lista de cinco aplicações que o ECO compilou para juntar o útil ao agradável neste regresso às aulas, tudo ficará mais divertido e fácil.

My Study Life

A My Study Life é uma aplicação que permite organizar a vida académica de qualquer estudante calendarizando as tarefas, exames e aulas de forma simples e organizada. Permite igualmente agendar lembretes para as respetivas tarefas, exames e aulas, sendo possível determinar a quanto tempo do prazo é que o utilizador quer que seja dado o alerta. Esta aplicação vai tornar mais fácil gerir o tempo dedicado às tarefas e também ao lazer.

Batalha dos Números

Batalha dos Números é uma aplicação que promete tornar a matemática mais entusiasmante para os mais pequenos. Trata-se de um jogo que consiste em derrotar o adversário através da resolução de dois cálculos, sendo que o objetivo passa por identificar o resultado mais elevado de entre as duas contas por resolver. À medida que o jogador vai acertando, vai esgotando a barra de energia do adversário, perdendo a sua própria quando erra. Portanto, é acertar para ganhar.

Nike+ Training

Por vezes, os resultados na disciplina de Educação Física ficam comprometidos por um foco exclusivo na preparação para o esforço mental. Com testes de coordenação, flexibilidade, força, resistência e outros desafios que vão colocar a nota dos alunos à prova, a Nike+ Training é uma aplicação que oferece planos de treino consoante os objetivos e condição e estatura física atual do utilizador.

Para além disto, a Nike+ Training elabora o registo de toda a atividade do utilizador, caso seja necessário mostrar ao professor ou professora que a preguiça não mora aqui.

Dicionário de inglês – Linguee

Com mais de 1.000.000 de transferências, esta aplicação incorpora as mesmas funcionalidades que o website Linguee, sendo que a aplicação se foca na língua inglesa. Se o Google Tradutor por vezes é uma dor de cabeça e não deixa fazer trabalhos com um vocabulário mais elaborado e digno de uma nota máxima, esta é a opção certa para não passar vergonhas. Isto porque o Linguee contempla expressões próprias e mais precisas da língua que se pretende traduzir, ajudando a evitar traduções literais erróneas. Em suma, é de confiança.

Apensar

O nome pode soar a espanhol — realmente a app tem uma versão em castelhano — mas a verdade é que esta aplicação é muito mais do que um jogo de palavras. Porque, se pensarmos bem, como o desafio é preencher espaços com letras e formar palavras em inglês, a língua de Sua Majestade é objeto de prática e estudo. O vocabulário vai, com certeza, sair reforçado à medida que for passando os níveis.

Ciência Quiz Game (em inglês)

Avaliado em 4.4/5 na Google Play Store, o Ciência Quiz Game é uma aplicação que coloca uma série de questões didáticas orientadas para a área das ciências naturais e coloca os utilizadores em competição com amigos e outros curiosos um pouco por todo o mundo. É também possível partilhar conquistas adquiridas ao longo do jogo. É, portanto, uma alternativa mais interativa e partilhada de aprender ciência.

Física na escola – LITE

Desenhada especialmente para tablets, esta app é pensada para os estudantes que querem perceber melhor os processos da física e complementar o que aprendem nas aulas. Dinâmica, a aplicação permite fazer experiências e testar equipamentos, mesmo que não saia do sofá.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sete aplicações para tornar o regresso às aulas mais divertido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião