5 coisas que vão marcar o dia

Esta quinta-feira o INE confirma se o PIB subiu 2,8% no segundo trimestre. Já o Eurostat atualiza os números do desemprego e da inflação na Zona Euro. A Ibersol vai dizer como correu o 1.º semestre.

O tema principal desta quinta-feira será o crescimento económico do terceiro trimestre com o INE a confirmar (ou não) os 2,8%. Mas existem mais indicadores a serem atualizados: é o caso da taxa de desemprego e da taxa de inflação na Zona Euro, o que permitirá comparar Portugal com os seus pares europeus. No PSI-20, a Ibersol vai apresentar as contas do primeiro semestre, o que já inclui o segundo trimestre — os primeiros três meses em que a cotada passou a integrar o grupo do principal índice português.

Será que o PIB vai ser revisto em alta?

Eram várias as estimativas de economistas que davam como certo um crescimento económico superior a 3% no segundo trimestre. A previsão saiu furada quando o Instituto Nacional de Estatística revelou que o PIB cresceu 2,8%, em comparação homóloga, ao mesmo ritmo que no primeiro trimestre. Dada a expectativa criada, o número acabou por ser encarado como uma surpresa. Esta quinta-feira o INE revela a segunda estimativa para o PIB do segundo trimestre e a pergunta impõe-se: será que o PIB vai ser revisto em alta?

Eurostat divulga inflação de agosto

O Eurostat revela esta quinta-feira a estimativa rápida da inflação na Zona Euro em agosto. Em julho a taxa manteve-se estável nos 1,3%, o mesmo valor que se registou em junho. A taxa de inflação anual de 1,3% registada em julho na Zona Euro representa uma aceleração significativa face aos 0,2% que se verificavam em julho do ano passado. Este ano a inflação já chegou a variações homólogas de 2% — no entanto, este aumento não convence o BCE a abandonar os estímulos porque parte do aumento está relacionado com a recuperação do preço do combustíveis.

Desemprego da Zona Euro renova mínimos?

O INE estimou esta quarta-feira que a taxa de desemprego em Portugal se manteve nos 9,1% em julho. Esta quinta-feira é a vez do Eurostat divulgar a taxa de desemprego em julho na Zona Euro. Ambas as estimativas têm-se aproximado: por exemplo, em junho, a taxa de desemprego em Portugal foi de 9,1%, o mesmo valor registado pela média dos países da moeda única.

As contas da Ibersol depois da entrada em bolsa

Foi no final de março que a empresa de restauração chegou ao PSI-20. Já em julho o Haitong previa que as ações da Ibersol tinham um potencial de valorização de 38%. No início de agosto, a Burger King — insígnia da Ibersol — anunciou um investimento de 100 milhões de euros em Portugal nos próximos cinco anos. No primeiro trimestre, o lucro da empresa caiu para 2,1 milhões de euros, resultados que, segundo a Ibersol, foram prejudicados pela aquisição da Eat Out Group. Esta quarta-feira as ações da cotada do PSI-20 fecharam intactas nos 14,355 euros por título. Esta quinta-feira a empresa divulga as contas do primeiro semestre.

Depois do PIB, o consumo privado

Esta quarta-feira o gabinete norte-americano de estatísticas económicas revelou que a economia cresceu 3% no segundo trimestre deste ano, superando a primeira estimativa que apontava para os 2,6%. Esta notícia deu ânimo a Wall Street, mas esta quinta-feira é revelado outro dado importante para apurar a evolução do crescimento económico nos Estados Unidos. O Departamento do Comércio vai divulgar um relatório sobre o consumo privado em julho. Segundo a Bloomberg, este indicador deverá ter acelerado, o que mostra a robustez da parte mais significativa da economia dos EUA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião