Putin proíbe importações, Danone move 5 mil vacas para a Sibéria

  • Juliana Nogueira Santos
  • 28 Agosto 2017

Com os preços do leite a escalarem, a Danone não viu outra saída senão mudar uma manada para a Sibéria. As 5 mil vacas vão viajar mais de 4,5 mil quilómetros.

Há um velho provérbio que dita: “Se Maomé não vai à montanha, vai a montanha a Maomé.” No caso da Danone, Maomé é a Rússia e a montanha são as suas vacas leiteiras. No princípio do mês, o Governo russo proibiu a importação de vários produtos alimentares, incluindo fruta, vegetais e laticínios. Com os preços do leite a dispararem, a Danone vai mudar 5.000 vacas para território russo, para tentar colmatar o problema.

“Os preços do leite têm subido exponencialmente”, afirmou à Bloomberg, Charlie Cappetti, responsável da unidade russa da Danone. “Isso põe produtos como os iogurtes sob pressão”. As vacas leiteiras vão viajar 4.500 quilómetros, atravessando a Holanda e a Alemanha, encontrando a sua nova casa em Tyumen, na Sibéria.

Este investimento foi uma novidade para a produtora francesa, que habitualmente não se foca no setor primário. Primeiro, a empresa teve de comprar uma quinta de 60 hectares, só para depois mover para lá a manada. O último carregamento de migrantes chegará à Sibéria em setembro, para depois se adaptarem às temperaturas e começarem a produção em maio.

“Esperamos que a inflação do leite russo abrande no próximo ano”, afirmou Cappetti. A subida de preços também foi sentida pelos produtores russos, mas de uma forma positiva. Com os laticínios internacionais a ficarem presos na fronteira, abre-se agora uma nova oportunidade a estes de prosperarem num mercado cheio de parmesão e camembert.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Putin proíbe importações, Danone move 5 mil vacas para a Sibéria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião