Muro ou Governo? O Congresso é que decide

  • Juliana Nogueira Santos
  • 23 Agosto 2017

Trump esgotou todas as opções para financiar o muro. Agora só resta um ultimato ao Congresso: ou financiam o muro ou o Governo paralisa.

Esta terça-feira, Donald Trump fez um ultimato ao Congresso: ou os congressistas aprovam o financiamento estatal do muro, ou o próprio presidente poderá paralisar todo o Governo. Depois de ter esgotado todas as opções que avançou durante a campanha, nomeadamente obrigar o México a pagar todas as despesas, o presidente dos Estados Unidos aumenta a pressão dentro do seu próprio país para garantir que uma das promessas mais repetidas da campanha é cumprida.

“Se tivermos de parar o nosso Governo, vamos construir aquele muro”, afirmou Trump num discurso aceso proferido em Phoenix. “De uma forma ou de outra, vamos ter aquele muro”. O ultimato terá sido dirigido especialmente para os democratas, que desde o princípio estiveram contra o projeto do muro que marcaria a fronteira entre o México e os Estados Unidos.

Para iniciar essa grande infraestrutura, Donald Trump precisa de 1,6 mil milhões de euros, que o Congresso terá de encontrar maneira de arranjar, antes de 30 de setembro. E ainda que o maior desafio pareça ser a bancada dos democratas, a bancada republicana também não estará de acordo com esta despesa.

Charlottesville? A culpa é dos media

Com uma atitude desafiadora, Donald Trump fez questão de se dirigir àqueles que criticaram a forma como encarou os protestos de Charlottesville. O foco foi especialmente para os meios de comunicação social que, segundo o mesmo, retrataram erradamente as suas palavras.

“Já é tempo de expor as fraudes dos media corruptos. São pessoas muito desonestas”, afirmou o presidente dos Estados Unidos. “As únicas pessoas que dão plataforma a estes grupos de ódio são os media e os ‘fake news’“, dizendo respeito aos meios de comunicação liberais.

Do lado de fora do centro de convenções, as vozes que protestavam não foram menos desafiadoras. Manifestantes anti-Trump entoaram cânticos e envergaram cartazes com palavras de ordem como “Demite-te Trump” e “Presidente Falso”. A polícia acabou por dispersar a multidão utilizando gás pimenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Muro ou Governo? O Congresso é que decide

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião