Marcelo lamenta “diversidade de posições” políticas sobre a floresta

  • ECO
  • 17 Agosto 2017

O Presidente da República diz que a votação sobre a reforma florestal muda "diploma a diploma". É, por isso, necessário ir "mais longe" e encontrar uma posição comum entre os políticos.

O Presidente da República lamenta que haja “tanta diversidade de posições” quanto à reforma florestal. A votação muda de “diploma a diploma”, afirma Marcelo Rebelo de Sousa, sendo necessária uma maior convergência entre os políticos e parceiros económicos e sociais.

“Tenho pena que olhando para os diplomas aprovados na Assembleia da República encontre tanta diversidade de posições. Não há convergência alargada quanto a todos eles“, afirma Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações transmitidas pela RTP 3. O Presidente da República salienta que “há uma convergência nos especialistas e uma vontade de convergência nas populações e autarcas” e que é “preciso ir mais longe” e encontrar uma posição comum quanto à floresta os políticos.

“Há um momento em que todos parecem dizer o mesmo. Quando se trata de pôr de pé a solução para o problema afinal não estavam a pensar o mesmo. Estavam a pensar em coisas muito diferentes”, salienta Marcelo.

Quanto a esta questão, António Costa afirma ter “muita esperança” que a comissão técnica independente criada na AR não se limite a abordar o que aconteceu em Pedrogão Grande, mas que procure “consenso técnico” e que isso permita “consolidar o consenso político”. O primeiro-ministro acrescenta que “quando ouvimos os agentes políticos a nível nacional, há um razoável consenso sobre aquilo que sabem todos que é necessário fazer”.

As declarações são feitas depois de o Governo ter decretado calamidade pública. “O alerta de riscos no próximo fim de semana é dos mais graves que tivemos ao longo deste ano. E se aquilo que aconteceu até agora foi muito mau, o risco que temos para o próximo sábado e domingo é bastante pior. Foi, por isso, necessário adotar esta medida”, diz Costa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo lamenta “diversidade de posições” políticas sobre a floresta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião