Clientes que querem rescindir com as operadoras ficam à espera sem ser atendidos

Durante este mês, os clientes a quem os preços foram aumentados no ano passado podem rescindir sem custos. Mas muitos estão a tentar e não conseguem, por esperarem demasiado sem serem atendidos.

Muitos dos clientes que estão a ligar para as operadoras para rescindir os contratos sem custos, uma possibilidade que lhes foi dada por decisão da Anacom, ficam horas à espera sem serem atendidos. Alguns acabam mesmo por desistir e ainda não conseguiram rescindir os contratos, numa altura em que está perto de acabar o prazo para que possam fazê-lo sem custos. São episódios destes que têm sido relatados no Portal da Queixa, ao mesmo tempo que a Associação para a Defesa do Consumidor (Deco) também tem recebido várias queixas neste sentido.

Em causa está o aumento de preços que as operadoras praticaram no ano passado. Uma vez que alteraram as condições dos contratos, as operadoras seriam obrigadas a avisar os clientes que, tendo os preços aumentado, estes poderiam rescindir sem custos, mesmo que o período de fidelização não tivesse terminado. No entanto, não fizeram este aviso e a Anacom veio pronunciar-se sobre este assunto no final do mês passado, decidindo que as operadoras teriam de dar os clientes a possibilidade de rescindirem sem custos, ou, em alternativa, permitir-lhes voltarem aos preços anteriores à atualização ocorrida no mês passado.

Foi já este mês que as operadoras começaram a dar resposta à decisão da Anacom, enviando cartas aos clientes a dar conta de que poderiam rescindir sem custos. Os prazos para esta rescisão sem custos variam consoante a data em que foi enviada a carta. Há clientes que só têm até dia 19 de agosto para fazê-lo, outros que ainda têm até dia 25 de agosto. O prazo — que não só é considerado curto, como compreende um período em que muitos portugueses estão de férias — está a acabar e há clientes que ainda não conseguiram rescindir.

“No dia 10 de agosto, dirigi-me a uma loja [da Meo para rescindir o contrato], anotaram qualquer coisa no computador e disseram que os serviços iam contactar-me. Fiquei à espera até sexta-feira, mas não me ligaram. Ligaram na segunda-feira [dia 14], por volta das 16h, mandaram-me aguardar em linha, aguardei, aguardei… E nada de me atenderem”, pode ler-se numa das reclamações publicadas no Portal da Queixa.

"Gastei imenso saldo, estive 2h30 ao telefone e não consegui resolver nada. E apenas dão até dia 25 de agosto para os clientes cancelarem [os serviços].”

Reclamação publicada no Portal da Queixa

Como esta, há várias outras reclamações a darem conta do mesmo. “Gastei imenso saldo, estive 2h30 ao telefone e não consegui resolver nada. E apenas dão até dia 25 de agosto para os clientes cancelarem [os serviços]. Ótimo para a Meo, que apanha metade do país fora das suas residências, em férias”, aponta um cliente. “Fui à loja da Meo do Alegro Alfragide e mandaram-me ligar para o número 16200. Fiquei mais de 40 minutos à espera e nada. Nem fui atendido. Dia 14 de agosto, às 16 horas, fui atendido. Perguntaram-me os dados da conta e o motivo de cancelamento. A seguir, redirecionaram-me para outra linha, essa já especialmente para o efeito de cancelamentos. Duas horas sem ser atendido”, relata outra reclamação.

O ECO entrou em contacto com um destes clientes, que, a 16 de agosto, ainda não tinha conseguido rescindir o contrato. “Liguei mais uma vez e fiquei outra vez ‘pendurado’. Duvido que consiga fazer isso hoje [16 de agosto], pois devem existir milhares de pessoas como eu e a Meo deve ter feito tudo para que isso não acontecesse nos prazos legais”, critica.

Deco aconselha a rescindir nas lojas

Contactada, a Deco confirma que também recebido reclamações dos consumidores, pelos tempos de espera a que têm sido sujeitos. “Na segunda-feira, tivemos um elevado número de chamadas precisamente com esse feedback. Os consumidores tentam proceder ao cancelamento por telefone e têm longos tempos de espera, completamente fora do que é o normal para a utilização deste tipo de call centers“, diz ao ECO Rita Rodrigues, responsável pelas relações institucionais da Deco.

"O cancelamento por telefone não é a forma mais segura, porque convém ficar com um elemento comprovativo desse pedido de cancelamento.”

Rita Rodrigues

Responsável de relações institucionais da Deco

Por isso, e sobretudo por uma questão de segurança, a associação aconselha que as rescisões sejam feitas nas lojas das operadoras. “O cancelamento por telefone não é a forma mais segura, porque convém ficar com um elemento comprovativo desse pedido de cancelamento”, salienta a responsável.

Sobre o facto de algumas reclamações mencionarem que, ao dirigirem-se às lojas, é dada a indicação aos clientes para que façam a rescisão por telefone, a Deco esclarece que “não há nada na decisão da Anacom” que indique que a rescisão não pode ser feita nas lojas ou por outro meio, como por carta.

A associação refere ainda que entregou uma denúncia à Anacom relativamente ao prazo que foi dado para a rescisão sem custos, que “é manifestamente curto”. “Acreditamos que a Anacom vai ser rápida no sentido de decidir que este prazo não se deve ter em consideração e que os consumidores devem poder responder, pelo menos, até ao final do mês. Não faz sentido, numa altura de férias, pedir este tipo de intervenção aos consumidores”, conclui Rita Rodrigues.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Clientes que querem rescindir com as operadoras ficam à espera sem ser atendidos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião