Fed pode anunciar data para redução do balanço em setembro

  • Rita Atalaia
  • 16 Agosto 2017

Depois de o banco liderado por Janet Yellen ter sinalizado que deve reduzir o balanço em "breve", a Fed sinaliza agora que pode anunciar uma data para esta diminuição já em setembro.

A Reserva Federal dos EUA está cada vez mais perto de reduzir o balanço. Depois de o banco central ter sinalizado que esta diminuição está “para breve”, as minutas da reunião de julho mostram que os responsáveis da Fed deixaram a porta aberta à possibilidade de ser anunciada uma data para este corte já em setembro. Sobre a evolução da inflação, o banco liderado por Janet Yellen continua cauteloso.

As minutas da reunião de 25 e 26 de julho — quando o banco central decidiu manter as taxas de juro — não especificam quando é que a Fed pode começar a reduzir o balanço, avaliado em 4,5 biliões de dólares, referindo apenas que este processo pode começar numa das próximas reuniões.

"Embora vários participantes estivessem preparados para anunciar uma data para o programa nesta reunião, a maioria preferiu adiar essa decisão até a um próximo encontro.”

Reserva Federal dos EUA

“Embora vários participantes estivessem preparados para anunciar uma data para o programa nesta reunião, a maioria preferiu adiar essa decisão até a um próximo encontro“, lê-se nas minutas. A Fed volta a reunir-se a 19 e a 20 de setembro.

Segundo a Bloomberg, o documento revela que os membros do banco central liderado por Janet Yellen também debateram em detalhe a evolução da inflação nos EUA, um dos indicadores analisados na hora de tomar decisões sobre política monetária. As minutas mostram que a maioria dos responsáveis mantém a previsão de que os preços vão subir gradualmente para o alvo de 2% no médio prazo. No entanto, “muitos” consideram que há alguma “probabilidade de a inflação continuar abaixo” deste patamar durante mais tempo do que previsto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed pode anunciar data para redução do balanço em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião