Galamba acusa Passos de racismo e xenofobia

  • Lusa
  • 14 Agosto 2017

Passos acusou o Governo de ceder ao "radicalismo de esquerda" na alteração à lei da imigração. "Uma denúncia mentirosa sobre alterações que não existiram", responde Galamba.

O porta-voz do PS, João Galamba, acusou o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, de ensaiar “um discurso racista e xenófobo”, ao fazer uma “denúncia mentirosa” de alterações à lei da imigração que transpõem uma diretiva comunitária.

“Pela primeira vez em muitos anos tivemos em Portugal um líder político e o líder político do maior partido da oposição, a ensaiar um discurso racista e xenófobo, à semelhança do que vemos noutros países, em França, nos Estados Unidos”, defendeu João Galamba, esta segunda-feira, reagindo a propósito do discurso do líder do PSD no domingo, durante a Festa do Pontal, em Quarteira, que marcou a “rentrée” política do partido.

O dirigente e deputado socialista acentuou que se trata de “uma denúncia mentirosa sobre alterações à lei que não existiram”, tratando-se somente de uma “transposição de uma diretiva europeia, totalmente em linha com o direito europeu”.

"Não só o PSD e Pedro Passos Coelho inventaram alterações legislativas que não existiram, como aproveitaram essa invenção para ensaiar um discurso que não tem lugar em Portugal e que deve ser severamente censurado.”

João Galamba

Porta-voz do PS

“Não só o PSD e Pedro Passos Coelho inventaram alterações legislativas que não existiram, como aproveitaram essa invenção para ensaiar um discurso que não tem lugar em Portugal e que deve ser severamente censurado”, sublinhou.

Galamba atribuiu ao “puro desespero e desorientação” as críticas de Passos Coelho a alterações à lei da imigração, e disse que estas mostram, afinal, que as declarações do candidato autárquico do PSD em Loures, André Ventura, foram “um balão de ensaio para um discurso nacional”.

Passos Coelho acusou o Governo de fazer uma cedência ao “radicalismo de esquerda” com uma alteração “à lei de estrangeiros, que na prática permite que qualquer pessoa possa ter autorização de residência em Portugal desde que arranje uma promessa” de contrato de trabalho. “Uma promessa, reparem bem, de poder ter um contrato de trabalho”, disse, declarando ainda que, segundo essas modificações, “o Estado deixará de ter condições para simplesmente expulsar alguém que possa, sendo imigrante, ter cometido crimes graves contra a própria sociedade portuguesa”.

“Este foi o Governo que aprovou estas alterações. Porque é que não discutem na sociedade portuguesa as implicações que para a segurança do país a médio e longo prazo isso pode trazer? Da mesma maneira pergunto: o que é que vai acontecer ao país seguro que temos sido se esta nova forma de ver, a possibilidade de qualquer um residir em Portugal, se mantiver?”, questionou Passos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galamba acusa Passos de racismo e xenofobia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião