Baixa inflação ajuda a esquecer Trump. Wall Street recupera

Perspetiva de manutenção dos juros da Fed depois da baixa taxa de inflação nos EUA ajudou os investidores a esquecer Trump e a crise com a Coreia do Norte. Wall Street recupera.

Depois de dois dias de intensa pressão vendedora, Wall Street registou esta sexta-feira algumas tréguas dos investidores, ainda que Donald Trump tenha voltado a aquecer o tom das ameaças em relação à Coreia do Norte. Ajudaram os fracos números da inflação que deverão condicionar eventuais apertos na política monetária da Reserva Federal norte-americana.

Se a sessão de quinta-feira trouxe as maiores perdas em quase três meses, a última sessão da semana trouxe alguma recuperação. O índice de referência mundial S&P 500 somou 0,13%. Foi acompanhado pelo industrial Dow Jones e pelo tecnológico Nasdaq, que ganharam 0,07% e 0,64%, respetivamente. Estes desempenhos não foram ainda assim suficientes para travar perdas no acumulado da semana.

Ao discurso do “fogo e fúria”, o Presidente norte-americano repetiu a ameaça esta sexta-feira na sua conta de Twitter: “As soluções militares estão agora preparadas, bloqueadas e carregadas”. Donald Trump reagia assim à indicação de Pyonyang de que está a finalizar os planos para lançar quatro mísseis na ilha de Guam, onde os EUA têm interesses militares.

A escalada das tensões entre Washington e Pyongyang trouxe consequências para as bolsas. Houve uma fuga ao risco em direção a ativos de maior segurança, como o ouro.

“Surgiram sinais de recuperação nos mercados acionistas esta sexta-feira, apesar de os investidores necessitarem de mais dois dias para avaliarem qualquer novidade geopolítica que poderá acontecer no fim de semana”, referiu Robert Phipps, da Per Stirling Capital Management, à agência Reuters. “Se os resultados empresariais continuarem sólidos e as taxas de juro permanecerem baixas, os investidores conseguirão olhar para lá da Coreia do Norte”, explicou ainda.

No plano empresarial, destaque para as ações do Snap, dona da rede social de mensagens instantâneas Snapchat. Afundaram 14% para 11,83 dólares depois de a empresa ter apresentado resultados abaixo do esperado no segundo trimestre.

"Surgiram alguns sinais de recuperação nos mercados acionistas esta sexta-feira, apesar de os investidores necessitarem de mais dois dias para avaliarem qualquer novidade geopolítica que poderá acontecer no fim de semana.”

Robert Phipps

Per Stirling Capital Management

O Departamento do Trabalho revelou esta sexta-feira que o índice de preços no consumidor subiu 0,1% em julho, ficando aquém dos 0,2% esperados pelos economistas sondados pela Bloomberg. Dados que fizeram baixar as expectativas do mercado em relação a uma subida da taxa de juro em dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Baixa inflação ajuda a esquecer Trump. Wall Street recupera

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião