Compra do Popular pelo Santander não levanta preocupações de concorrência

Juntos, o Santander e o Popular ficam uma quota de mercado abaixo de 25%, que a Comissão Europeia considera "limitada".

A Comissão Europeia já deu a luz verde final à medida de resolução do Banco Popular, vendido ao Santander por um euro. A operação “não levanta preocupações de concorrência na Zona Económica Europeia”, refere o comunicado emitido, esta terça-feira, pela Comissão Europeia.

“A Comissão investigou o impacto da transação nos mercados de banca, leasing e factoring para o retalho e as empresas” e concluiu que “a transação não levanta preocupações”. Juntos, os dois bancos têm uma quota de mercado “limitada (abaixo dos 25%)” e todos os mercados onde esta operação tem impacto vão continuar a ter “concorrentes fortes”, considera a Comissão Europeia.

A deliberação é um dos últimos passos para a conclusão da resolução do Popular, depois de, a 7 de junho, a Comissão ter aprovado esta medida.

Em Portugal, fica ainda a faltar a aprovação do Banco Central Europeu e um parecer favorável do Banco de Portugal, para que o Banco Popular Portugal seja integrado no Santander Totta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Compra do Popular pelo Santander não levanta preocupações de concorrência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião