Corrida à Abertis: Atlantia quer pagar parte da OPA em papel comercial

  • ECO
  • 2 Agosto 2017

A ACS procura soluções através de parcerias ou da utilização da sua filial Hochtief, a Atlantia quer pagar 23% da OPA com papel. A corrida pela espanhola Abertis não abranda por ser verão.

O mês de agosto não impede que a corrida pelo conglomerado espanhol Abertis de telecomunicações e infraestruturas rodoviárias acelere ainda mais. Segundo escreve esta quarta-feira o jornal espanhol Cinco Días, as duas empresas atualmente na competição, a italiana Atlantia e a espanhola ACS, desenvolvem estratégias diferentes para tentarem fazer a oferta pública de aquisição (OPA) mais apelativa.

Do lado da Atlantia, é esta quarta-feira que os acionistas vão receber a proposta de uma ampliação de capital para permitir pagar 23% da OPA em papel comercial. A Atlantia, a primeira a apresentar a OPA à Abertis em maio deste ano, avalia a operação em mais de 16 mil milhões de euros, com outros 16 mil milhões a ter em conta: o que a Abertis tem em dívida.

Entretanto para a OPA da ACS estão a ser contempladas duas hipóteses. Por um lado, segundo o Cinco Días, procuram investidores que queiram juntar-se, num veículo com a participação “muito minoritária” da ACS, para lançar a OPA à Abertis — a opção que, segundo fontes que falaram ao jornal, é a que se afigura mais forte. Outra possibilidade é que a ACS faça a OPA através da sua filial alemã Hochtief, o que tem mais desvantagens.

Fazer a OPA com a Hochtief, com sede em Essen, significaria sacrificar mais de 22% dos lucros atuais da empresa e uma percentagem semelhante dos seus dividendos — mas uma OPA bem-sucedida sobre a Abertis poderia significar mais mil milhões anuais em lucros para a empresa alemã.

Outra empresa espanhola, a gestora de aeroportos Aena, tinha manifestado interesse na aquisição da Abertis. Contudo, assumiu desde logo que a operação era “ambiciosa” e já veio comunicar que não iria avançar com uma proposta concreta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corrida à Abertis: Atlantia quer pagar parte da OPA em papel comercial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião