Confiança dos consumidores continua a renovar valor máximo

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 28 Julho 2017

Clima económico também dá sinais positivos, aumentando nos últimos sete meses e atingindo o máximo desde junho de 2002, avança o Instituto Nacional de Estatística.

O indicador de confiança dos consumidores voltou a aumentar em julho, renovando o valor máximo da série iniciada em novembro de 1997, avança esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). O indicador de clima económico também segue favoravelmente, aumentando nos últimos sete meses e atingindo o máximo desde junho de 2002.

A confiança dos consumidores assume uma trajetória positiva desde o início de 2013. De acordo com o INE, a evolução deste indicador “nos últimos dois meses resultou do contributo positivo das expectativas relativas à evolução do desemprego, da situação económica do país e da situação financeira do agregado familiar, tendo as expectativas sobre a evolução da poupança apresentado um contributo negativo”.

Em julho, os indicadores de confiança também aumentaram na construção e obras públicas, bem como no comércio e nos serviços, tendo diminuído apenas na indústria transformadora, interrompendo, neste caso, a trajetória positiva iniciada em junho de 2016. Foram “as opiniões sobre a procura global e sobre a evolução dos stocks de produtos acabados” que deram um contributo negativo para o comportamento deste indicador, já que as “perspetivas de produção contribuíram positivamente”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confiança dos consumidores continua a renovar valor máximo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião