Combustíveis: Gasóleo fica mais caro, mas gasolina não mexe

Após uma subida nos combustíveis, uma nova subida, mas só para quem tem carro a diesel. Abastecer com gasóleo deve ficar cerca de um cêntimo mais caro na próxima semana. O preço da gasolina mantém-se.

Abastecer de combustível vai sair mais caro na próxima semana, mas apenas para quem tem carro a diesel. Já quem for encher o depósito com gasolina não irá gastar mais, atendendo a que os preços deste tipo de combustível deverão manter-se ao nível desta semana. O gasóleo acaba por ser o único combustível a sofrer o impacto do agravamento das cotações do petróleo registado nesta semana, que ainda assim foi minimizado pela valorização da moeda única.

De acordo com os cálculos do ECO, com base nas cotações da Bloomberg, o preço da gasolina deverá ficar estável durante a próxima semana. Já no caso do gasóleo — o combustível mais utilizado no mercado nacional — o agravamento deverá rondar um cêntimo.

Trata-se da segunda semana consecutiva em que o gasóleo fica mais caro. A partir de segunda-feira, tendo em conta dados da Direção-Geral de Energia e Geologia, o preço de venda deste tipo de combustível deverá fixar-se, em média, nos 1,205 euros. Este valor compara com o preço médio de 1,198 euros a que está a ser comercializado esta semana. Por sua vez, o litro da gasolina simples de 95 octanas deverá ficar estável em torno dos 1,425 euros atuais.

Este tipo de combustível acaba por ser o mais beneficiado pela valorização da cotação do euro face ao dólar, moeda em que são transacionados tanto o petróleo como os combustíveis nos mercados internacionais, que acabou por minimizar o impacto de subida da matéria-prima. O petróleo tem estado em forte alta, com o preço do barril de brent a valorizar 7% no acumulado da semana. Nesta quinta-feira, negociava em máximos do final de maio, acima da fasquia dos 51 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis: Gasóleo fica mais caro, mas gasolina não mexe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião