Época de resultados não anima bolsa de Lisboa

EDP Renováveis mais do que duplicou os lucros no semestre, mas as ações cedem 2,5%. Investidores nacionais pouco animados em plena temporada de apresentação de resultados.

Em plena temporada de resultados em Lisboa, os investidores parecem pouco animados esta quarta-feira. A bolsa cede no arranque da sessão com oito cotadas em baixa. Com maior apetite comprador, as praças europeias seguem em sentido contrário.

O PSI-20, o principal índice português, cede 0,1% para 5.280,22 pontos, pressionada sobretudo pela EDP Renováveis, cujos títulos perdem 2,6% para 6,781 euros, ainda acima dos 6,75 oferecidos pela EDP que ontem anunciou que não vai alterar o preço da oferta.

Antes da abertura da bolsa, a EDP Renováveis anunciou uma subida de 128% do lucro para 134 milhões de euros no primeiro semestre do ano, acima do esperado pelos analistas. “Estes resultados são relevantes para uma análise fundamental da empresa embora para a cotação da ação seja mais importante a OPA em curso”, referem os analistas do BPI.

Mas há mais empresas a prestar contas ao mercado ainda esta semana. É o caso da Jerónimo Martins, que o faz esta quarta-feira depois do fecho da bolsa. As ações da dona do Pingo Doce somam 0,35% para 17,40 euros. Os analistas esperam lucro de 100,3 milhões de euros.

Já amanhã anunciam resultados a EDP e o BCP. As ações destes dois pesados da bolsa nacional somam ligeiros 0,14% e 0,2%, respetivamente.

“A época de resultados em Portugal irá ganhar uma maior intensidade durante esta semana”, acrescentam os analistas do BPI. Salientam que, no plano europeu, “um ponto de interesse do dia de hoje será verificar se a aprovação de novas sanções à Rússia pelo Congresso Americano terá um impacto nas ações das empresas europeias mais expostas a este país”.

Neste contexto, os mercados europeus conseguem recuperar da pressão vendedora das últimas sessões. Em alguns das bolsas, os analistas apontavam para “uma situação de sobrevendido, (…) especialmente o Dax em virtude do peso das ações cíclicas, penalizadas pelo euro”. Com efeito, a bolsa de Frankfurt ganha 0,2%. As valorizações nas restantes praças europeias também não iam além dos 0,5%.

(Notícia atualizada às 8h24)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Época de resultados não anima bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião