EDP Renováveis e BCP travam PSI-20. Jerónimo Martins sobe

As quedas da EDP Renováveis e do BCP levaram a bolsa lisboeta para terreno negativo. As ações da Jerónimo Martins subiram 0,2% no dia em que a empresa apresenta resultados.

A praça lisboeta encerrou esta quarta-feira em contramão com a Europa. O verde reinou nos principais índices europeus, mas o PSI-20 fechou a cair 0,27%. Apesar de cotadas como a EDP, a Jerónimo Martins JMT 0,73% ou a Galp terem subido, as quedas da EDP Renováveis EDPR 1,08% e do BCP levaram a bolsa lisboeta para terreno negativo.

O PSI-20 desvalorizou 0,27% para os 5.269,71 pontos esta quarta-feira. Esta queda contrasta com a tendência positiva das bolsas europeias, nomeadamente do Stoxx 600, que fechou com uma valorização de 0,52%. “Pela terceira vez consecutiva, o PSI-20 registou uma underperformance face aos seus pares europeus“, referem os analistas do BPI no comentário de fecho, justificando este desempenho pela resiliência da bolsa lisboeta na semana passada.

Este resultado negativo tem duas cotadas como responsáveis: a EDP Renováveis e o BCP. No caso da primeira, a empresa a anunciou uma subida de 128% do lucro para 134 milhões de euros no primeiro semestre do ano, acima do esperado pelos analistas.

Contudo, isso não impediu um tombo nas ações, que levou a uma aproximação do valor pago pela EDP na OPA que lançou. Os títulos fecharam com uma queda de 2,59% para os 6,78 euros. “Não foram os resultados que ditaram a tendência da ação mas sim a declaração da EDP que não irá aumentar o preço da OPA“, explicam os analistas do BPI.

O BCP — que irá divulgar as suas contas trimestrais esta quinta-feira — recuou 1.18% para os 25,05 cêntimos. Em sentido contrário, a EDP avançou 1,05% para os 2,99 euros e a Galp 0,07% para os 13,46 euros. Apesar de ter valorizado, as ações da petrolífera nacional continuam aquém dos avanços internacionais: “A Galp não tem conseguido acompanhar a valorização do petróleo“, comentam os analistas do BPI.

Já a Jerónimo Martins subiu 0,2% para os 17,37 euros antes de anunciar esta quarta-feira os resultados do primeiro semestre.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis e BCP travam PSI-20. Jerónimo Martins sobe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião