EDP e Galp dão energia à bolsa

Arranque de sessão positivo na bolsa graças à energia da EDP e Galp. São estes dois pesos pesados do setor energético que colocam Lisboa em sintonia com a Europa.

EDP e Galp avançam no arranque de sessão desta terça-feira e a sua energia contagia a bolsa nacional. Lisboa avança timidamente e coloca-se em sintonia com a Europa. Temporada de resultados na praça nacional deverá marcar o rumo dos acontecimentos nas próximas duas semanas.

O PSI-20, o principal índice português, soma 0,23% para 5.275,57 pontos. Tanto as ações da elétrica nacional como da petrolífera valorizam em torno de 0,5% para 2,98 euros e 13,38 euros, respetivamente. No caso da EDP, há dois temas importantes: a Oferta Pública de Aquisição que lançou sobre a EDP Renováveis e ainda os resultados trimestrais que apresenta na quinta-feira — os analistas esperam uma subida do lucro para 213 milhões de euros, acima do mesmo período do ano passado.

“O PSI-20 deverá ter uma abertura tranquila, com os investidores nacionais a procurarem no comportamento dos mercados internacionais indícios sobre a possível tendência da bolsa portuguesa”, referem os analistas do BPI no seu Diário de Bolsa. “A época de resultados em Portugal irá ganhar uma maior intensidade durante esta semana. Após o fecho do mercado será a vez de o BPI reportar as suas contas trimestrais”, indicam ainda.

São oito as cotadas que se apresentam em alta na abertura da bolsa. Além de EDP e Galp, destaque para a Jerónimo Martins. Este peso pesado valoriza 0,67% para 17,38 euros e cimentam os ganhos do benchmark nacional.

Lisboa acompanha o sentimento positivo nas restantes praças europeias. Frankfurt, Paris, Milão e Madrid observam ganhos que não excedem os 0,5%, tal como acontece com o PSI-20.

O BPI diz que o setor automóvel vai continuar a centrar atenções dos investidores, depois do caso de conluio e prática anticoncorrencial entre os principais fabricantes na Alemanha (Volkswagen, Daimler e BMW) que as autoridades alemãs estão a investigar.

(Notícia atualizada às 8h21)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP e Galp dão energia à bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião