Plano Juncker financia dois novos projetos em Portugal

O primeiro projeto é promovido pela Águas de Portugal e o segundo pela Suma Capital, um fundo de infraestruturas, sediado em Espanha.

O Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos (FEIE) deverá impulsionar, até julho, um investimento adicional de 4,9 mil milhões de euros em Portugal, de acordo com o balanço mais recente feito pela Comissão Europeia, a que o ECO teve acesso. Esta revisão em alta resulta da aprovação de dois novos investimentos que receberam luz verde para serem financiados pelo Plano Juncker: um na área do ambiente e outro da eficiência dos recursos. Assim, são agora 16 os projetos financiados por este plano.

O primeiro projeto é promovido pela Águas de Portugal, com um financiamento de 420 milhões de euros, destina-se a melhorar a qualidade da água para os consumidores, avançou o Observador. O segundo é da responsabilidade da Suma Capital e representa um investimento de 20 milhões. Trata-se de um fundo de infraestruturas, sediado em Espanha, que promove a eficiência energética e a economia circular.

Estes 16 projetos aprovados para obter financiamento do Plano Juncker, um financiamento concedido através do Banco Europeu de Investimento (BEI), já receberam mais de mil milhões de euros. Em causa estão projetos de infraestruturas e inovação e a expectativa da Comissão Europeia é de que este projetos resultem num investimento de 3,1 milhões de euros, sabe o ECO, em antecipação dos valores que vão ser divulgados em Bruxelas esta manhã.

Em termos de financiamento de PME, o Fundo Europeu de Investimento financiou quase 600 milhões de euros através de oito acordos com bancos intermediários ou fundos, sendo expectável que estes acordos impulsionem investimentos em torno dos 1,8 mil milhões de euros e beneficiem mais de 1500 PME e empresas de média capitalização.

“Mais de dois anos após a Comissão Juncker ter lançado o FEIE, que está no cerne do Plano, prevê-se que mobilize agora mais de 225 mil milhões de euros em investimentos” nos 28 Estados-membros, avança a Comissão Europeia em comunicado. “As operações aprovadas ao abrigo do FEIE representam um volume de financiamento total de 43 mil milhões de euros e estão localizadas em todos os 28 Estados-membros”, acrescenta o mesmo documento.

O ‘plano Juncker’ foi apresentado no final de 2014 pelo atual presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e tem como objetivo ajudar à retoma da economia europeia através da mobilização de 315 mil milhões de euros de investimentos no conjunto da União Europeia. Dois terços deste Plano é assegurado pelo FEIE

O plano tem como suporte o Fundo Europeu de Investimento Estratégico, dotado de 21 mil milhões de euros, sendo 16 mil milhões de euros de garantias do orçamento da União Europeia e cinco mil milhões de euros de dinheiro do BEI.

Artigo atualizado às 14h22 com o comunicado da Comissão Europeia

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Plano Juncker financia dois novos projetos em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião