5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Juliana Nogueira Santos
  • 24 Julho 2017

O FMI divulga novas previsões e os produtores de petróleo vão discutir os cortes na produção. Estes e outros assuntos que vão marcar os mercados esta segunda-feira.

Vai ser uma segunda-feira de reuniões e resultados. Na Rússia, os produtores de petróleo vão discutir os cortes e, em Washington, discutem-se possíveis acordos comerciais entre os EUA e o Reino Unido. A Alphabet apresenta os resultados do primeiro semestre do ano e o FMI apresenta novas previsões para o crescimento mundial. Estes e outros assuntos que vão marcar o dia de segunda-feira nos mercados financeiros.

FMI atualiza previsões mundiais

O Fundo Monetário Internacional divulga as atualizações feitas ao World Economic Outlook, que foi definido em abril deste ano. No final da cimeira do G20, a presidente da instituição afirmou que a recuperação económica está “no bom caminho”, mas advertiu contra a “complacência” e os riscos de reversão. A previsão para o crescimento económico mundial em 2017 estava nos 3,5% — contra os 3,4% anteriormente previstos — e nos 3,6% em 2018.

Produtores de petróleo discutem cortes

Os ministros da energia dos países pertencentes à OPEP vão estar reunidos com os representantes dos países fora do cartel em São Petersburgo para discutir o progresso em relação à produção. Enquanto a OPEP estabelece como objetivo cortar a produção para fazer aumentar os preços, os restantes produtores não estão a seguir esse modelo, continuando a aumentar os inventários. Ainda assim, a matéria-prima fechou a semana a desvalorizar mais de 2%, devido à antecipação dos números da OPEP relativamente a julho, que podem revelar um aumento da produção.

Como vai indústria na Zona Euro?

Esta segunda-feira são conhecidos os números da produção industrial na Zona Euro. O índice de produção industrial é um dos indicadores a curto prazo mais importantes, visto que pode identificar pontos de viragem no desenvolvimento económico numa fase inicial. Permite também conhecer melhor o desenvolvimento futuro do PIB.

EUA e Reino Unido discutem acordo comercial

Depois de os seus líderes terem estado reunidos na cimeira dos G-20, os EUA e o Reino Unido vão iniciar conversações para a assinatura de um possível acordo comercial. Ainda que os britânicos não possam fechar formalmente nenhuma parceria até que a saída da União Europeia esteja concluída, os negociadores que vão viajar para Washington tentarão preparar terreno para que os acordos existentes sejam retificados logo após o Brexit.

Alphabet apresenta resultados

A Google voltou a quebrar um recorde: a Comissão Europeia aplicou uma multa recorde à tecnológica de mais de 2,4 mil milhões de euros por esta ter abusado da sua posição dominante no mercado dos motores de busca. Esta segunda-feira conhece-se o impacto desta multa nas contas da casa mãe, a Alphabet, que vai divulgar os resultados do primeiro semestre do ano. Os analistas da Bloomberg preveem que o forte consumo de publicidade online e a contribuição dos serviços em cloud trarão crescimentos nas receitas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião