Millennials: Largue estes três vícios para alimentar a poupança

  • Juliana Nogueira Santos
  • 23 Julho 2017

Há três coisas que os jovens da geração millennial não dispensam, mas que poderiam -- e deveriam -- dispensar em nome da poupança.

A geração dos millennials é conhecida por muitas coisas: por não viver sem os seus gadgets, por adotar diferentes hábitos de trabalho, ter uma atração inexplicável por piadas virais — ou memes –, entre outros. O que muitos podem não saber é que esta geração tem três hábitos que, por mais que sejam negados, estragam a sua saúde e a sua carteira. Falamos de comer fora, de café e de bebidas em bares.

Um estudo feito pelos analistas da Bankrate revela que muitos jovens fazem compras desnecessárias, principalmente no que diz respeito a prazeres que sabem bem no momento — como é a comida e a bebida — mas que poderiam reverter-se na criação de uma poupança forte, a longo prazo.

Segundo este estudo, 54% dos jovens dos 18 aos 26 comem fora pelo menos três vezes por semana, 30% compram bebidas de café pelo menos três vezes por semana e 51% vão a bares e consomem cocktails ou outras bebidas pelo menos uma vez por semana. Mas a Bankrate apresenta soluções…

Como poupar em comida

Se existem dúvidas que os millennials adoram comida, estas são dissipadas por uns minutos passados num feed de notícias de uma qualquer rede social. Sushi, pizza, hambúrgueres, pratos vegetarianos, bebidas detox, brunch… Os jovens desta geração criaram uma nova refeição que junta o melhor de duas refeições. Ainda tem dúvidas?

Assim, se o problema está em comer fora, a solução apresentada é fácil: comer em casa. Mas não vale encomendar entrega ao domicílio. Cozinhar e levar marmita para o trabalho ou a escola permite poupar não só muito dinheiro, mas também muito tempo de espera em restaurantes.

Como poupar no café

As bebidas com café das cadeias mais conhecidas são muito saborosas e perfeitas para tirar aquela fotografia para as redes sociais. Ainda assim, com preços médios que rondam os três euros e com muito menos cafeína que a tão portuguesa “bica”, estas podem não ser o melhor para a carteira nem para ter aquele empurrão extra pela manhã.

O Bankrate aconselha os jovens a prepararem os seus cafés em casa, apostando em variadas misturas e tipos, e a acrescentar os extras que tanto custam na carteira, quer sejam natas batidas, caramelo ou umas pedras de gelo. Os copos de transporte também são um acessório que combina com qualquer outfit.

Como poupar nas bebidas

É difícil sair à noite e não acompanhar os amigos numa bebida, mas os preços nos bares — para não falar nos tão na moda rooftops — são muito inflacionados. A solução dos analistas da Bankrate para não canalizar os euros para os copos é aproveitar as promoções de bebidas nos supermercados e lojas de bebidas espirituosas e juntar os amigos.

Cumprindo estas dicas e aproveitando todas as ferramentas de poupança — que incluem por de parte uma parcela do orçamento para vícios e cultivar a capacidade de autocontrolo — é possível transformar estes prazeres de curto prazo em possibilidades a longo prazo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Millennials: Largue estes três vícios para alimentar a poupança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião