Wall Street misto. Nasdaq regista novo recorde

Os índices S&P 500 e Dow Jones não resistiram ao peso das retalhistas. Já o Nasdaq fechou em novos máximos de sempre, com o apoio do setor dos cuidados de saúde.

O mercado acionista norte-americano teve uma sessão de poucas oscilações, mas as suficientes para que o Nasdaq encerrasse a negociação em novos máximos históricos. Em sentido contrário terminaram o S&P 500 e o Dow Jones, com o peso das retalhistas e receios em torno de Donald trump. O dia voltou a ser marcado pela época de divulgação de resultados, mas também pela reunião do BCE que decidiu não mexer na taxa de juro de referência nem no programa de estímulos, optando por empurrar o tema para o outono.

O Nasdaq terminou a somar 0,08%, para os 6.390 pontos, um avanço curto mas que foi o suficiente para que o índice tecnológico firmasse um novo máximo histórico, apoiado no avanço do setor de cuidados de saúde. Em contraciclo, encerraram o S&P 500 e o Dow Jones. O índice que agrega as 500 maiores capitalizações bolsistas norte-americanas perdeu 0,02%, para os 2.473,45 pontos, enquanto o índice industrial recuou 0,13%, para os 21.611,78 pontos.

Qualquer destes dois índices não conseguiram resistir ao impacto negativo infligido pelas retalhistas. A quebra da Home Depot foi um desses exemplos, com as ações da retalhista a recuarem perto de 4%, depois de a concorrente Sears ter anunciado que vai comercializar artigos para a casa da Kenmore através da Amazon. Outras cotadas do setor acabaram também por ser arrastadas em bolsa.

Os mercados não passaram também ao lado de informações que indicam que Robert Mueller, conselheiro especial nomeado pelo vice-procurador-geral dos EUA, está a alargar a investigação ao presidente Donald Trump de modo a examinar os seus negócios financeiros. Indicações que pesaram no sentimento dos investidores, mas que entretanto aliviaram já numa fase mais final da negociação.

Ainda assim, os resultados empresariais continuaram a dar algum suporte a Wall Street, com as contas a saírem acima daquilo que era esperado. Os cálculos dos analistas sondados pela Reuters apontam para que os lucros das cotadas do S&P 500 cresçam 8,6% no segundo trimestre, enquanto para as receitas antecipam uma subida de 4,6% face ao período homólogo.

"Os resultados vão surpreender pela positiva e, até agora, têm sido bons.”

Brent Schutte, Northwestern Mutual Wealth Management

“Os resultados vão surpreender pela positiva e, até agora, têm sido bons“, afirmou Brent Schutte, responsável pela estratégia de investimentos da Northwestern Mutual Wealth Management, citado pela Reuters.

Nota positiva para os dados sobre o emprego nos EUA, com os pedidos de subsídio de desemprego a caírem na semana terminada a 15 de julho para um mínimo de quase cinco meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street misto. Nasdaq regista novo recorde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião