Exclusivo Ana Lehmann, a nova secretária de Estado da Indústria

A presidente da InvestPorto vai ser a nova secretária de Estado da Indústria substituindo João Vasconcelos. Ana Teresa Lehmann é economista e professora associada da Faculdade de Economia do Porto.

Ana Teresa Lehmann, atual presidente da InvestPorto, vai substituir João Vasconcelos na secretaria de Estado da Indústria. A economista, licenciada pela Faculdade de Economia do Porto, será um dos nomes que integram a lista dos seis novos secretários de Estado que António Costa leva esta quinta-feira a Belém.

Da lista de novos nomes fazem parte ainda Tiago Antunes, como secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, confirmou o ECO, e Eurico Brilhante Dias, para secretário de Estado da Internacionalização, avançou o Jornal de Negócios. O Negócios revela ainda que António Mendonça Mendes será o novo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. Margarida Marques, secretária de Estado dos Assuntos Europeus, terá pedido para deixar o cargo, devendo ser substituída por Ana Paula Zacarias, avança a revista Visão.

Para Ana Lehmann, 45 anos, casada e com dois filhos, esta não é uma estreia em cargos de gestão em entidades públicas. A economista, doutorada e mestre em Economia pela University of Reading, foi vice-presidente da CCDR-Norte e pró-reitora da Universidade do Porto.

António Mendonça Mendes é sócio da AM Associados e irmão da secretária-geral do PS, Ana Catarina Mendes.

A recomposição da equipa dos Ministérios da Economia e dos Negócios Estrangeiros acontece depois dos pedidos de demissão de João Vasconcelos (secretaria de Estado da Indústria) e Jorge Costa Oliveira (secretaria de Estado da Internacionalização) no âmbito do caso das viagens ao Euro 2016, a convite da Galp Energia, onde foram constituídos arguidos. A estas demissões juntou-se ainda a demissão do secretário de estado dos assuntos fiscais, Fernando Rocha Andrade.

Já a nova secretaria de Estado da Habitação, anunciada pelo primeiro-ministro no debate sobre o Estado da Nação desta quarta-feira, deverá ficar sob a tutela do Ministério do Ambiente, apurou o ECO. De acordo com o Negócios, a pasta será entregue a Ana Pinho, licenciada em arquitetura e doutorada em planeamento urbanístico, que trabalhava no escritório Augusto Mateus & Associados.

Estes são alguns dos nomes que António Costa deverá apresentar esta tarde, às 18h00, ao Presidente da República.

Tomada de posse prevista para amanhã

Ao que o ECO apurou, a tomada de posse está prevista para amanhã ao final do dia, mas a agenda ainda não está completamente fechada.

A marcação tem de ser feita pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente está de partida para uma visita oficial ao México, mas só deverá viajar no fim de semana, o que permite dar posse aos novos secretários de Estado ainda esta semana.

(Notícia atualizada às 16h01)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ana Lehmann, a nova secretária de Estado da Indústria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião