Remodelação chega amanhã. Costa cria Secretaria de Estado da Habitação

  • Margarida Peixoto
  • 12 Julho 2017

A remodelação do Governo será apresentada amanhã ao Presidente da República. Mas o primeiro-ministro anunciou esta quarta-feira uma nova secretaria de Estado da Habitação.

António Costa vai criar uma nova secretaria de Estado, dedicada à Habitação. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, no debate sobre o Estado da Nação, esta quarta-feira, na Assembleia da República. O resto da remodelação governativa será apresentado amanhã, ao Presidente da República.

“No ajustamento governativo que amanhã apresentarei ao Presidente da República, está previsto precisamente a autonomização da habitação como Secretaria de Estado,” revelou António Costa.

O primeiro-ministro colocou assim uma data para pôr termo ao mistério sobre a nova composição de secretários de Estado, uma questão colocada pelo pedido de exoneração de três governantes na sequência do Galpgate — Fernando Rocha Andrade, João Vasconcelos e Jorge Costa Oliveira — e pelo anúncio por parte do próprio primeiro-ministro de que haveria mais saídas. Um Governo fragilizado era, precisamente, uma das questões que se previa difícil para o Executivo, no debate com os deputados.

Para justificar a autonomização da pasta da Habitação, Costa defendeu que esta “tem de ser uma nova área prioritária nas políticas públicas.” A atenção estará focada nas “classes médias” e nas “novas gerações” e o objetivo será evitar o excessivo endividamento e o abandono dos centros das cidades, “promovendo a oferta de habitação para arrendamento acessível.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Remodelação chega amanhã. Costa cria Secretaria de Estado da Habitação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião