Inflação desacelera para menos de 1%, mínimo do ano

  • Marta Santos Silva
  • 12 Julho 2017

A variação de preços ao consumidor caiu para níveis do final do ano passado em junho, influenciada fortemente pela desaceleração no setor dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas.

A inflação em Portugal voltou a desacelerar no mês de junho, desta vez para atingir valores mínimos do ano. No mês de junho, índice de preços ao consumidor registado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) fixou-se em 0,9%, abaixo dos valores sempre acima de 1% que têm sido registados em 2017, e desaceleração marcada desde abril, quando a inflação atingiu os 2% graças à Páscoa e ao turismo.

De abril para maio já se registara uma forte desaceleração, de 2% para 1,5%, devido à antecipação da Páscoa este ano, que aconteceu em abril e colocou assim esse mês em vantagem homóloga em relação a abril de 2016, que não teve o mesmo empurrão do turismo. Em junho, volta a registar-se uma desaceleração significativa para 0,9%.

O índice harmonizado dos preços ao consumidor, que é usado para comparar a inflação entre os diferentes países europeus, também se fixou em apenas 1%, uma redução de 0,7 pontos percentuais em relação ao mês anterior. É um nível inferior, assinala o INE, do que o estimado pelo Eurostat para o total da Zona Euro, enquanto em maio a inflação portuguesa lhe fora superior.

O INE assinala que o que mais pesou nesta desaceleração foi a redução no setor dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, cujos preços desaceleraram significativamente, de 2,1% para 0,2%, e também na área dos restaurantes e hotéis, onde a queda foi de 4,9% para 3,5%.

Notícia corrigida às 13:30: O setor que mais influenciou a desaceleração foi o dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, e a notícia foi retificada para o refletir.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação desacelera para menos de 1%, mínimo do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião