Levamos apenas 15 minutos a abrir uma conta online

Os bancos já podem abrir contas bancárias exclusivamente pela internet. O ECO testou a primeira aplicação que o faz. É do banco Atlantico Europa. Saiba o que precisa fazer, passo a passo.

Lembra-se da grande dor de cabeça que era sempre que precisava de abrir uma conta bancária? Ter disponibilidade para se deslocar ao balcão da instituição financeira, esperar na fila para ser atendido, a imensa burocracia envolvida com a assinatura de diversos impressos e a entrega de documentos e comprovativos, para depois descobrir que lhe faltava o comprovativo de morada, por exemplo, e que teria de voltar noutro dia para concluir todo o processo. Recorda-se? Pois pode esquecer.

Todas essas complicações já podem ser evitadas. Agora nem precisa de se levantar do sofá e pode estar em qualquer parte do mundo para tratar de todo o processo inerente à abertura de uma conta num banco nacional. Tudo graças à nova legislação da iniciativa do Banco de Portugal que veio permitir aos portugueses a concretização deste processo através da internet. Desde o início de julho apenas precisa do seu smartphone ou de outro equipamento com acesso à internet e de 15 minutos do seu tempo para o fazer. O ECO a convite do Atlantico Europa, o primeiro banco a disponibilizar essa funcionalidade em Portugal, foi experimentar como é abrir uma conta bancária através de um smartphone.

Apesar de esta experiência representar a realidade no Atlantico Europa, quando for introduzida noutras instituições o processo não deverá divergir muito. O ECO contactou os cinco maiores bancos a operar em Portugal — CGD, BCP, Novo Banco, Santander Totta e BPI — e à exceção do banco público, que não deu resposta em tempo útil, todos admitiram estar a estudar a melhor forma de incorporar na sua oferta de serviços essa funcionalidade, apesar de não avançarem com uma data para o respetivo arranque.

Um processo em duas etapas

Mas expliquemos então como pode evitar ir ao banco para abrir uma conta. O processo divide-se em duas etapas: na primeira é feita a recolha de dados e na segunda a validação da identidade do cliente, neste último caso feito através de uma videoconferência com um funcionário do centro de contacto do banco. Depois de feito o download da aplicação do Atlantico, disponível para os sistemas IOS e Android, cabe ao futuro cliente do banco fazer a respetiva adesão com a inserção do endereço de correio eletrónico, a definição de um utilizador e de uma password, seguindo-se a introdução dos dados pessoais. Na primeira fase dessa etapa são cerca de 15 campos que é, necessário preencher. Designadamente, o nome completo, o género, a data de nascimento, o país de nascimento, o estado civil, o regime de casamento, o país de residência, o código postal, a morada fiscal, bem como dados do documento de identificação que pode ser o Cartão de Cidadão, o Bilhete de Identidade ou o passaporte. Para além disso, é pedido também o número do telemóvel e a situação profissional.

Depois de devidamente preenchidos todos esses campos, segue-se a realização do upload dos documentos exigidos que pode ser feita tirando uma simples fotografia. São três os comprovativos pedidos: o do documento de identificação, um comprovativo de morada e outro de profissão. Os passos seguintes relacionam-se com a configuração da conta e a aceitação das respetivas condições gerais. Em termos de configuração, o cliente deve escolher se a conta será dominada em euros ou em dólares (as únicas moedas possíveis para já), bem como os meios de movimentação pretendidos, que podem ser cumulativos: internet ou mobile, telefone, e-mail, cartão de débito.

Validar abertura só com videochamada

A segunda etapa diz respeito à validação da identificação, aquela que é parte mais inovadora da nova funcionalidade de abertura de conta online e que é feito com o apoio de videoconferência. Essa fase do processo pode ser feita todos os dias úteis das 8 às 22 horas (para já), com o apoio de um funcionário do centro de contacto do banco. Inicialmente, o cliente é informado de alguns requisitos essenciais para dar continuidade ao processo. Este deve confirmar que está num local calmo e que dispõe de cinco minutos para a realização da chamada de vídeo, mas também que possui consigo o documento de identificação pessoal, uma folha em branco e uma caneta, bem como deve confirmar que aceita os termos e condições e a política de privacidade da IDnow. Esta é a entidade escolhida pelo Atlantico Europa para fazer a identificação digital do cliente, tendo este de dar autorização para que esta entidade proceda à gravação de imagem e à captura de som. Esta empresa já presta este tipo de serviços, por exemplo, o Commerzbank ou a UBS. O passo seguinte é a realização da videochamada.

“Bom dia. Bem-vindo ao IDnow, o processo de validação de identificação do Atlantico Europa. O meu nome é Maria Silva (nome fictício) e vou acompanhá-lo nos diversos pontos desta videochamada. Para começar, pedia que me indicasse o nome que colocou no registo que fez anteriormente, por favor”. É desta forma que a funcionário do banco que aparece numa imagem do canto superior do ecrã do smartphone acolhe o novo potencial cliente do banco de capitais angolanos, e dá o pontapé de saída para esta fase final do processo de abertura de conta.

Depois de o cliente indicar o respetivo nome completo, segue-se a identificação e validação dos comprovativos exigidos pela instituição financeira. Depois de a funcionária do banco proceder à confirmação da conformidade dos documentos pedidos, esta tira uma foto ao cliente e pede para ele virar a câmara do smartphone e colocar o documento de identificação em frente. O objetivo é verificar os respetivos elementos de segurança. Para conseguir ver o o reflexo dos diversos holográficos, a operadora pede autorização para ligar o flash do telemóvel do cliente e para que este incline o documento em diferentes direções. Um dado que saltou à vista nesta fase do processo, é o facto do controlo do smartphone do cliente estar nas “mãos” do operador do banco, o que poderá colocar algumas questões sobre até que ponto a privacidade do cliente está assegurada. De seguida é pedido ao cliente que vire o verso do documento de identificação de modo a que seja tirada uma nova fotografia.

Recolha da assinatura em papel

Concluída esta fase chegou a hora de assinar os documentos. E como isso é feito? Simples. Escrevendo o nome num papel em branco, tal como assinado no documento de identificação. Para que esta assinatura chegue “às mãos” do banco, a funcionária tira-lhe uma fotografia e confirma com o cliente o número do documento de identificação. Depois de recolhidos todos esses elementos estará tudo tratado? Não, ainda não, mas falta muito pouco.

Para garantir a segurança deste processo é enviado para o telemóvel do cliente um SMS com um código de identificação que este deve introduzir num campo indicado pelo operador. Caso não seja introduzido esse código, a operação é anulada, de forma a garantir a respetiva segurança. Após a validação do código inserido, foi concluída com sucesso a abertura de conta.

Para ativar a conta bancária o cliente é informado que tem de fazer uma transferência no prazo limite de 30 dias a partir de uma conta em que seja o primeiro titular, ou então um depósito. Um dos pormenores que foi explicado pelos responsáveis do Conselho de Administração do banco presentes nesta simulação, é que a gravação da videochamada não poderá ter interrupções. Caso tal aconteça, terá de ser feita uma nova gravação ou então a operação é anulada. Esta gravação terá de ser guardada pelo banco, tal como acontece com os documentos que são habitualmente preenchidos pelos clientes dos bancos. Serve de prova futura.

“Bem-vindo ao Banco Atlantico. Da minha parte é tudo, até uma próxima”, concluiu a operadora.

Entre diversas interrupções para explicar o funcionamento da nova funcionalidade através da app do banco de capitais angolanos e responder a algumas questões dos jornalistas presentes, o tempo de demora de todo o processo foi um pouco mais extenso do que os 15 minutos previstos, mas não chegou a atingir os 25 minutos. Representará este tempo um elemento suficientemente atrativo para o levar a abrir uma conta online? Ou prefere continuar a ir ao banco?

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