Este verão, vá até à serra

  • ECO + Via Verde
  • 6 Julho 2017

À procura de um plano para fazer férias a dois ou em família? A Serra da Estrela guarda verdadeiros tesouros também no verão. Nós mostramos-lhe quais.

De um passeio pela natureza à gastronomia, passando por um mergulho na praia mais alta de Portugal, a Serra da Estrela tem muito para oferecer.

Destino: Natureza

Quando pensamos na Serra da Estrela lembramo-nos, de imediato, da neve, não fosse este o ponto mais alto de Portugal Continental e aquele onde é mais certo que possa encontrar vestígios dos pequenos cristais.

Mas no verão, quando a neve derrete, os cenários são de natureza em estado puro. Para ter uma visão sobre essa paisagem, uma subida à Torre é obrigatória. Este é o ponto mais alto da Estrela e o que oferece uma das vistas mais bonitas sobre a região, seja ela de mantos brancos ou de vales verdes recortados por cursos de água.

Boa gastronomia

Falar da Serra da Estrela é falar do queijo, um dos mais antigos do país. Para além de poder prová-lo em quase todos os restaurantes da região, uma ida ao Museu do Queijo, em Peraboa, ajudará a compreender a história deste produto que já obteve o carimbo DOP — Denominação de Origem Protegida.

Mesmo para os que não são apreciadores deste alimento, a gastronomia serrana é rica e agrada a vários paladares, oferecendo desde o cabrito ao borrego, sem esquecer os enchidos, o pão do Sabugueiro ou a broa serrana.

E porque não comprar uma série de produtos locais e fazer um piquenique? Aproveite os dias de bom tempo e procure o Covão D’Ametade, o cenário perfeito para uma refeição mais romântica no meio da natureza.

Recantos especiais

O Vale do Rossim é a praia mais alta do país, uma vez que se encontra em pleno coração da Serra da Estrela, na reserva bioenergética do Planalto Superior.

Na altura do verão é um sítio muito procurado por turistas e habitantes das redondezas. No Vale do Rossim Eco Resort pode passar a noite numa Yurt, uma tenda de origem mongol, colocada em pleno parque natural. Quer melhor experiência?

Mas as praias míticas não ficam por aqui. Loriga é a única do país situada num vale glaciar e, por isso, as águas são puras e cristalinas, vindas diretamente da nascente que forma a Ribeira de Loriga.

Beleza natural

Existem inúmeros lugares apaixonantes espalhados por toda a Serra da Estrela. Alguns mais conhecidos, outros escondidos por entre os vales. O Poço do Inferno não é estranho para os visitantes repetentes, mas é uma pérola para quem está a fazer a viagem pela primeira vez.

Estamos a falar de uma cascata de mais de 10 metros, situada na Ribeira de Leandres, e um dos lugares mais fotografados da Serra da Estrela.

Outro ex-libris local é a Lagoa Comprida, um antigo glaciar que deu lugar ao maior reservatório de água da Serra da Estrela. Um ponto de partida para uma caminhada até ao Covão dos Conchos.

Falando em glaciar, o vale por onde corre o Zêzere é um dos maiores vales glaciares da Europa (13 km). Poderá observar a paisagem seguindo o caminho entre o Maciço Central e Manteigas.

Cidades e aldeias com a(l)titude

Nesta região há cidades e aldeias cheias de história e tradição. O ponto central de uma ida à serra é a Guarda. A 1056 metros de altitude, é a cidade mais alta de Portugal e também uma das mais belas do país.

Manteigas e Seia são outras vilas que cresceram com a procura pela serra. Ponto de paragem obrigatório é igualmente o Sabugeiro, a 1100 metros de altitude, e as Penhas da Saúde, antiga estância termal que hoje integra a Rota do Turismo de Montanha da Península Ibérica.

Conheça o Vale do Rossim Ecoresort, o local ideal para ficar alojado numa visita à Serra da Estrela.

Boa estadia e boas viagens!

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Este verão, vá até à serra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião