Revista de imprensa internacional

  • Marta Santos Silva
  • 5 Julho 2017

Do Brasil, onde a Lava-Jato está em risco, à Coreia do Sul onde os EUA respondem à ameaça do Norte, passando por Madrid, onde se procura resposta para novo referendo catalão, as cinco notícias do dia.

O míssil testado pela Coreia do Norte continua no centro da atualidade mundial, e os Estados Unidos e a Coreia do Sul já começaram a responder. O Governo francês promete poupanças enormes, enquanto o espanhol tenta evitar a independência da Catalunha por referendo. Leia aqui as cinco notícias que marcam a atualidade mundial esta quarta-feira.

The Washington Post

EUA e Coreia do Sul respondem com exercícios militares a míssil norte-coreano

O exército dos Estados Unidos e as forças armadas da Coreia do Sul praticaram exercícios com mísseis esta quarta-feira, lançando-as para as águas do Pacífico, como resposta ao lançamento de um míssil balístico intercontinental testado pela Coreia do Norte no princípio da semana, teste que foi considerado “destabilizador e ilegal” pelos Estados Unidos. De acordo com peritos, o míssil testado pela Coreia do Norte seria capaz de atingir o Alasca. Leia a notícia completa no Washington Post. (Conteúdo em inglês / Acesso condicionado)

Les Échos

Governo francês prevê poupar entre 15 e 20 mil milhões em 2018

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, anunciou um programa para estabilizar a despesa pública em 2018, que tem vindo a crescer em todos os últimos mandatos. Esperando reduzir a despesa pública em 3% do PIB até ao fim do mandato de cinco anos de Macron, Édouard Philippe quer começar já em 2018 com uma estabilização, assente numa poupança de 15 a 20 mil milhões de euros. Sem esclarecer exatamente como pretende realizar uma “manobra orçamental” tão profunda, Philippe falou de uma paragem na “inflação da massa salarial do setor público”. Leia a notícia completa no Les Échos. (Conteúdo em francês / Acesso condicionado)

El Confidencial

Governo espanhol quer “bloquear” referendo catalão, mas não diz como

O Executivo de Mariano Rajoy não quer que o referendo convocado à independência da Catalunha, a 1 de outubro, surta os efeitos que promete o líder catalão Carles Puigdemont, garantindo que “bastam 24 horas ao Estado para recorrer do projeto e obter a sua paralisação” através do Tribunal Constitucional — no entanto, não é explicitado como é que Madrid tenciona obrigar Barcelona a cumprir a lei. O texto de convocação do plebiscito foi considerado “antidemocrático” e “anticonstitucional” pelo Governo. Leia a notícia completa no El Confidencial. (Conteúdo em espanhol / Acesso gratuito)

BBC

Proibição de transportar computadores para os EUA acaba na Emirates e na Turkish Airlines

As companhias aéreas Emirates e Turkish Airlines viram levantada a proibição imposta pelos Estados Unidos de que os passageiros transportassem na cabine os seus computadores portáteis em voos para os EUA. Graças a uma mudança nas regras do departamento de segurança interna dos Estados Unidos, estas companhias aéreas ficam fora da proibição por terem comprovado que têm medidas de segurança suficientes. Leia a notícia completa na BBC. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Valor Económico

Lava-Jato em risco devido a “cansaço da população”, diz procurador

Um dos integrantes da equipa do Ministério Público Federal brasileiro dedicada à operação anticorrupção intitulada Lava-Jato considera que há uma “ameaça real” à operação, por haver um “cansaço da população com a Lava-Jato”. Para Carlos Fernando dos Santos, não só há movimentações políticas para procurar impedir a continuação da operação como a população também já não a apoiam — as pessoas “pensam mais na crise, querem que a situação económica melhore”. Leia a notícia completa no Valor Económico. (Conteúdo em português / Acesso gratuito)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião