Santander vende novas ações a 4,85 euros para comprar Popular

  • ECO
  • 4 Julho 2017

O Banco Santander vai aumentar o capital em mais de 7.000 milhões de euros a um preço de 4,85 euros por ação, refere em comunicado enviado à Comissão de Valores de Mercado Mobiliário.

Os 4,85 euros por ação que o banco Santander oferece no aumento de capital de mais de sete mil milhões de euros supõem um desconto de 19,16% face ao preço a que as ações encerraram a sessão bolsista de segunda-feira, ou seja, de 17,75% em relação ao preço teórico dos direitos de subscrição.

Segundo informou também a Comissão Nacional de Mercado de Valores (CNMV), numa nota aos mercados na noite de segunda-feira, para captar este capital, o banco vai colocar 1.458,23 milhões de novas ações com um valor nominal de 50 cêntimos de euro mais o prémio de risco da emissão de 4,35 euros por ação, pelo que o tipo de emissão total das novas ações será de 4,85 euros e o montante efetivo total do aumento de capital será de 7.072,43 milhões de euros.

Este aumento de capital tem por objetivo “reforçar e otimizar a estrutura de recursos próprios do banco” e fazer face à aquisição de 100% do Banco Popular.

“Cada ação em circulação atribuirá um direito de subscrição preferencial, sendo necessários dez direitos de subscrição preferencial para subscrever uma ação nova“, explica o comunicado da CMVM.

O período de exercício dos direitos de subscrição preferencial, que terá uma duração de quinze dias, que decorrerão entre 6 a 20 de julho. Os direitos de subscrição preferencial serão negociados nas bolsas de Madrid, Barcelona, Bilbao e Valência, bem como de Lisboa e Buenos Aires.

O comunicado esclarece ainda que “os direitos que não sejam exercidos extinguir-se-ão automaticamente aquando do final do referido período de subscrição preferencial”.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santander vende novas ações a 4,85 euros para comprar Popular

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião