Pesos pesados animam arranque da bolsa lisboeta

Destaque para as ações da EDP, que avançam pela primeira vez em duas semanas. PSI-20 acompanha valorizações nas outras praças europeias neste início de semana.

As cinco principais cotadas nacionais iniciaram a semana em terreno positivo, com destaque para a EDP. As ações da elétrica interrompem aquele que era o mais longo ciclo de perdas desde abril de 2013. Arranque favorável na bolsa de Lisboa, que acompanha os principais pares europeus.

O PSI-20, o principal índice português, soma 0,87% para 5.198,01 pontos. As super cotadas EDP, EDP Renováveis, Galp, Jerónimo Martins e BCP, que têm um peso superior a 60% na bolsa, dão ânimo neste início da semana. No caso da EDP, com um ganho de 0,45% para 2,88 euros, coloca um ponto final de duas semanas sempre a cair. Ainda assim, para já, o melhor desempenho entre os pesos pesados pertence ao banco liderado por Nuno Amado, cujos títulos somam 0,93% para 0,24 euros.

“As ações mais sensíveis às yields serão monitorizadas pelos investidores”, referem os analistas do BPI no Diário de Bolsa. Na semana passada, assistiu-se a uma subida generalizada das yields mundiais, que contagiou as taxas de juro nacionais. De facto, este movimento não se deveu a fatores específicos portugueses, mas sim às declarações dos membros da Fed e de alguma falta de clareza dos membros do BCE”, acrescentaram.

Outra nota de destaque vai para a Caixa Económica Montepio Geral. As unidades de participação do fundo do banco da mutualista ganham 7,47% depois de a Associação Mutualista Montepio Geral e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa terem anunciado um memorando de entendimento que deixa a Santa Casa mais próxima de entrar no capital do Montepio.

A travar maiores ganhos em Lisboa estava a Navigator NVG 0,00% . A papeleira procederá na próxima quarta-feira ao pagamento de reservas livres no valor de 0,11158 euros por ação e negoceia a partir desta segunda-feira sem conferir direito ao pagamento dessas reservas.

No plano internacional, também os principais índices europeus começaram o dia com ganhos. O Ibex-35 de Madrid avança 0,65%, ao mesmo tempo que o CAC-40 de Paris, o Dax-30 de Frankfurt e o FTSE Mib de Milão apresentam-se com valorizações entre 0,4% e 0,9%.

Para o BPI, “a evolução das yields e do crude deverão ser as principais variáveis a condicionarem a sessão de hoje”. No mercado petrolífero, o barril de Brent soma 0,51% para 49,02 dólares.

(Notícia atualizada às 8h24)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pesos pesados animam arranque da bolsa lisboeta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião